Tenho ouvido e lido que a chance de Max Verstappen trocar a Red Bull pela Mercedes, a partir de 2027, é grande.
Tenho ouvido mais do que lido, é verdade.
A modalidade escrita vem sendo impiedosamente pisoteada por vídeos curtinhos, os chamados "cortes" em podcasts.
Cá entre nós, detesto.
Sou da "velha escola", digamos.
Gosto de palavras e as uso com cuidado e esmero, sem recursos artificiais, se é que me entendem...
Em resumo, estou remando contra a maré.
E acho ótimo não me subverter.
Prefiro usar da minha inteligência natural, alcançada a duras penas, incluindo um concorrido vestibular que me colocou na melhor universidade da América Latina, a USP.
Feito o preâmbulo (será que as inteligências artificiais costumam fazer preâmbulos?), mergulhemos no tema que levanto nesta semana: Max Verstappen e seu futuro na Fórmula 1.
O campeonato de 2025 ainda não está definido, em que pese o amplo favoritismo da McLaren, com Piastri e Norris.
O holandês, para usar um jargão manjado, "corre por fora".
E como corre, não é mesmo?
Com um carro nitidamente inferior à concorrência papaia, Max segue no jogo pelo simples fato de ser o melhor piloto do mundo.
Simples assim.
Se conseguir o pentacampeonato consecutivo, seu feito será comparável, talvez, àquele mais espetacular da história da Fórmula 1, o de 1957, quando Juan Manuel Fangio (de Maserati) superou Ferrari e Vanwall, superiores.
O argentino, que nos deixou em 1995, aos 84 anos, passa longe dos "cortes" dos podcasts atuais.
A turma lembra até do insosso Kimi Räikkönen com seu lotérico título de campeão de 2007, graças, principalmente, à "briga de galos" da McLaren, entre Alonso e Hamilton.
Durante as chamadas férias de verão na Europa, quando a Fórmula 1 fez sua pausa, Verstappen e Toto Wolff, chefe da Mercedes, passaram alguns dias com suas respectivas famílias juntos na Sardenha, no barco de Wolff.
Fervilharam rumores de, quem sabe, uma transferência do holandês para a Mercedes já em 2026.
Essa página já foi virada, pois Max logo depois disse que seguiria na Red Bull no ano que vem.
Nas entrelinhas, disse que não valeria a pena uma mudança justamente no ano em que mudanças vigorosas entrarão em vigor, tanto nos motores como na configuração dos carros.
E "bater o martelo" de que ele vá para a Mercedes em 2027 é puro achismo.
A Red Bull, claro, perdeu com a saída de Adrian Newey, mas é bom lembrar que a Mercedes enfileirou títulos sem ter alguém do calibre dele...
Quero dizer com isso que a Red Bull sem Newey pode muito bem fazer um ótimo carro em 2026 e sepultar qualquer possibilidade em mudança de seu principal piloto para a rival Mercedes.
Ninguém sabe, de fato, qual será a relação de forças quando a temporada do ano que vem estiver em sua reta final.
Lembram do fiasco da Mercedes "zero sidpods"?
Vai que a Mercedes faz uma "carroça" em 2026...
Isso, claramente, não animaria Verstappen em mudar-se de Milton Keynes para Brackley.
"Correndo por fora", mas não tão "fora" assim, temos a Aston Martin.
Sim, o time inglês com o genial Newey comandado o projeto do novo carro, pode ser a equipe dos sonhos em 2027.
E, com dinheiro de sobra, pode, ela, mais que a Mercedes, ser uma morada mais provável para Verstappen.
Afora isso, é bom lembrar que a apagadíssima temporada de Hamilton na Ferrari pode ter feito acender a luz amarela para o holandês.
Hamilton deixou a Mercedes, onde estava totalmente ambientado, pela novidade de Maranello, onde até agora não se encontrou.
Será que Max estaria disposto a fazer o mesmo, trocando o certo pelo duvidoso?
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Penta improvável de Verstappen passa por Mercedes como "fiel da balança"
A decisão da McLaren não deveria ser motivo de revolta
Teto de gastos só não afetará a disputa interna da McLaren pelo título
Carros da F1 mudaram, e correr na chuva é um risco desnecessário
Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...
Ancelotti na seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
Verstappen em 2025 pode repetir Senna de 93...
Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna
Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
Cadillac F1 deve priorizar norte-americanos como pilotos
Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma "gelada"
Bortoleto e a "simples" receita para chegar à Fórmula 1
Piastri na Red Bull significaria uma mexida mais significativa no "tabuleiro" da F1...
Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos
Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?
Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant
Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?
Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão
Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine
Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna
Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams
Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton
É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!
Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...
É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Martin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
02/11/2025Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
02/11/2025Parabéns, Albertosi! Goleiro da Itália na Copa de 70 completa 86 anos
02/11/2025Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
02/11/2025Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
01/11/2025