O regozijo das férias...
Ledo engano, pelo menos no mundinho da Fórmula 1.
Depois da última etapa, em Melbourne, no começo do mês, uma longa pausa para os padrões atuais do inchadíssimo calendário.
Os carros voltam à pista apenas no próximo dia 30, com a prova em Baku.
E por mais que a FIA tente ser controladora da categoria, com o infame "teto de gastos", o trabalho rola solto nas sedes dos times.
Considero infâme o "teto de gastos" pois entendo que em uma categoria de topo como a Fórmula 1, onde a tecnologia de ponta impera, restringir os gastos das equipes é um contrassenso.
Partilho daquele ditado lusitano: "quem não tem competência que não se estabeleça".
Vejam a que ponto chegaram.
A campeoníssima Red Bull tem menos tempo de túnel de ar que as outras...
Os engenheiros trabalham melhor que os outros e, de presente, "ganham" uma restrição de tempo de trabalho...
Presente de grego, diga-se.
É mais ou menos o que a Stock Car inventou em 2020, com a adoção dos novos carros.
O tal "lastro do sucesso" que eu entendo muito mais como um "lastro do castigo".
Com duas marcas diferentes, Chevrolet e Toyota, isso até se justificaria em um primeiro momento, embora, de fato, os carros sejam praticamente iguais em termos estruturais.
Já estamos na quarta temporada com esse regulamento injusto, que pune com mais peso embarcado no carro aquele que tem mais pontos no campeonato...
O líder do certame, por exemplo, leva 30 quilos para a etapa seguinte.
Absurdo!
Já deu tempo de todos se equalizarem, não é mesmo?
E quem não conseguiu, azar!
Mérito de quem conseguiu, oras!
Até parece que a turma da Vila Olímpia é comunista...
Bom, esse assunto me incomoda e por isso acabei desviando do foco.
De volta à Fórmula 1.
Esse período sem corridas servirá, de certo, para quem se aproximou da Red Bull (Aston Martin), tentar melhorar um pouquinho e fazer Alonso voltar a ganhar um GP, o que não acontece desde 2013...
Para quem andou para trás (Ferrari), recuperar aquilo que perdeu no novo carro...
E, para não me estender muito, para a Mercedes, que começou tudo errado de novo, manter as garrafas térmicas de café cheias para que projetistas, engenheiros e mecânicos consigam fazer um carro novo até a sexta etapa, no GP da Emília-Romanha, em Ímola.
A turma da Red Bull, claro, não vai domir em sua fábrica, na pacata Milton Keynes.
Mesmo porquê latinhas de energéticos não faltam por lá.
A cafeína sempre está garantida...
******************************
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
27/11/2024Tentando se distanciar do Z-4, Grêmio vai a Minas para duelo com o Cruzeiro; as equipes
27/11/2024Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
26/11/2024Parabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
26/11/2024De olho na decisão da Libertadores, Galo enfrenta o Juventude pelo Brasileiro; os times
26/11/2024