A frase de domínio popular é "surrada", mas cabe perfeitamente bem à situação.
Nesta semana, por conta de uma (mais uma) polêmica declaração de Helmut Marko, o homem mais sem filtro da Fórmula 1 atual, a relativa calmaria do mercado de pilotos deu lugar a uma onda quebrando com mais força nas pedras do caminho da categoria.
Não chega a ser uma ressaca, muito menos um tsunami, mas tem um peso considerável.
Não por ela em si, mas por seu provável desdobramento.
Explico.
Marko, consultor da Red Bull, em entrevista ao portal alemão F1-Insider, relatou sem rodeios que Oscar Piastri - por meio de seu procurador -, o ex-piloto Mark Webber, que o jovem da McLaren está de olho em uma vaga no time dos energéticos.
"Coloquemos desta forma: Mark Webber está buscando um diálogo intenso", disparou Helmut.
Piastri, australiano como seu agente Webber, campeão em seus anos de estreia por F3 (2021) e F2 (2022), pegou a manha da coisa em 2023 pela Fórmula 1 na McLaren, e na atual temporada venceu seus dois primeiros GPs (Hungria e Azerbaijão), e vem demonstrando uma frieza digna dos grandes campeões.
Subiu de patamar (ou o sarrafo), como se diz hoje em dia.
O jovem de 23 anos parece um Alain Prost potencial.
Enquanto seu companheiro papaia Lando Norris se descabela para tentar tornar-se protagonista, mas segue como um dos piores "largadores" da Fórmula 1, invariavelmente perdendo posições tão logo as luzes vermelhas se apagam, Piastri vai comendo pelas beiradas.
Prost era assim quando Senna chegou à mesma McLaren em 1988.
Experiente, o francês parecia o Pepe Le Gambá, personagem do desenho animado, saltitando calmamente para sempre alcançar a desesperada gatinha manhosa...
Mas a McLaren, anda dando preferência por Norris, apostando que ele poderá ser campeão em breve.
Piastri, que é frio mas não é bobo, percebeu que precisará lutar feito um tresloucado para ganhar a primazia no time de Woking.
E, ao que tudo indica, ele não parece disposto a isso.
Piastri tem contrato com a McLaren até o final de 2026.
Em tese, contratos deveriam servir para serem cumpridos.
Mas, na práticas, podem ser quebrados a qualquer momento.
Multas embutidas em cláusulas nada pétreas, existem para isso...
Supondo que a Red Bull se convença de que Piastri é um bom nome para o lugar de Pérez, "passando a rasteira" em Tsunoda e Lawson, o jovem australiano, teoricamente, estaria em situação ainda pior do que hoje na McLaren.
Afinal, se duelar contra Norris é uma parada dura, contra Verstappen é um prato indigesto à beça...
Mas, e se Webber, que é muitíssimo bem informado das coisas da Red Bull (onde trabalhou) saiba de algo mais?
Como, por exemplo, que Verstappen não continuará lá por muito tempo?
Nesse caso, a situação muda completamente.
Verstappen tem contrato com a Red Bull até o final de 2026, assim como Piastri em relação à McLaren.
Mas o time austríaco acumula perdas consideráveis no âmbito técnico, a mais parruda, sem dúvida, a de Adrian Newey, que estará na Aston Martin a partir de março de 2025, e vai trabalhar duro para fazer o carro de 2026, com as novas regras.
Bingo!
Verstappen será piloto da Aston Martin em 2026, abrindo caminho para Oscar Piastri na Red Bull.
Claro, a Mercedes também poderá entrar no páreo pelo concurso do holandês.
Afinal, embora não admita, Toto Wolf já se deu conta de que Russell não é um virtuose como Hamilton e, pelo jeito, não tardará a perceber que Antonelli não é um fenômeno da magnitude de Verstappen.
Em tese, a Red Bull não parece uma aposta futura das mais interessantes, mas o time tem dinheiro suficiente para se reestruturar.
E também não dá para garantir que o "casamento" Adrian Newey/Aston Martin esteja fadado ao pleno sucesso.
Times de futebol já montaram esquadrões e se arrastaram em campo.
O Flamengo do "ataque dos sonhos" viveu pesadelos com Edmundo, Romário e Sávio em 1995...
É claro que a "pachecada" deve estar pensando que o assento de Piastri "sobre" para Gabriel Bortoleto.
Sim, isso pode acontecer.
Desde que Bortoleto não "envelheça" na McLaren como Drugovich envelheceu na Aston Martin.
O tabuleiro da Fórmula 1 permite muitas mudanças de peças.
E, mudando de jogo, hoje quem está em alta pode tornar-se "carta fora do baralho" num piscar de olhos...
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Indy continua sendo o "plano B ou C" para a maioria dos pilotos
Aston Martin vai se tornar uma Red Bull ou será uma nova Toyota?
Williams fez escolha acertada e óbvia para substituir Sargeant
Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?
Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão
Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine
Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna
Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams
Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton
É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!
Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...
É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
27/11/2024Tentando se distanciar do Z-4, Grêmio vai a Minas para duelo com o Cruzeiro; as equipes
27/11/2024Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
26/11/2024Parabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
26/11/2024De olho na decisão da Libertadores, Galo enfrenta o Juventude pelo Brasileiro; os times
26/11/2024