Após a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 deste ano, no GP do Azerbaijão, Sergio Pérez contabilizava duas vitórias, mesmo número do companheiro Max Verstappen, e a distância entre ambos era de apenas seis pontos.
Os mais afoitos (me incluam fora dessa), aventaram a hipótese de que o mexicano pudesse fazer frente ao holandês.
Ledo engano, óbvio.
A diferença entre Max Verstappen e Sergio Pérez, tecnicamente falando, é abissal.
Nas 12 últimas corridas, as dez da temporada em curso, e mais as duas últimas do Mundial de 2022, Max venceu dez provas contra duas de Pérez.
Tentar rivalizar com Verstappen dentro de "sua casa", a Red Bull, é uma gelada.
Nos mesmos moldes do que era para Barrichello querer suplantar Schumacher nos tempos de Ferrari.
Embora, cá entre nós, a diferença entre eles também fosse gigantesca, creio que Rubens conseguia ser melhor que Pérez no comparativo com seus companheiros de equipe.
Feito o registro, hora de repercutir o fato do dia, da semana e, quiçá, do mês: a demissão de Nicky de Vries da AlphaTauri e a promoção de Daniel Ricciardo, reserva da Red Bull, para o seu lugar.
A AlphaTauri é equipe satélite da Red Bull.
Quem manda, de fato no time de Faenza, é o pessoal de Milton Keynes.
O australiano Ricciardo fez uma temporada tão esmaecida (para dizer o mínimo) na McLaren em 2022, a ponto do time de Woking arcar com uma multa pesada para "premiá-lo" com o bilhete azul, recrutando o compatriota Oscar Piastri para o seu lugar.
De volta à Red Bull, por onde competiu entre 2014 e 2017 (com sete vitórias, a outra foi pela McLaren em 2021), Ricciardo começou o ano de 2022 escancarando seu sorriso e exibindo seus "trezentos e poucos dentes", mesmo que na condição de piloto reserva.
Sabem como é, em um campeonato longo, inicialmente previsto para 24 etapas, uma dor de barriga com Verstappen ou um tratamento de canal com Pérez, poderia lhe render a chance de voltar a guiar por um carro competitivo.
Não foi o caso.
Passadas dez corridas, Daniel assistiu todas elas dos boxes do time austríaco.
Viu Pérez ficar de fora do Q1 nas cinco últimas corridas e os concorrentes do mexicano pelo vice-campeonato se aproximarem na tabela do campeonato.
Bingo!
Todos os ingredientes na mesa que a Red Bull precisava para mexer a primeira peça do tabuleiro.
Tirando De Vries da AlphaTauri e colocando Ricciardo em seu lugar, pressiona, por tabela, Pérez na Red Bull.
Se Ricciardo conseguir fazer um milagre aqui e outro ali com o capenga carro da AlphaTauri, poderá pleitear a vaga de Pérez na Red Bull.
Agora é com Ricciardo, só depende dele.
Aos 34 anos ganhou uma nova chance, um "estágio" na AlphaTauri.
Quanto a Pérez, fica a curiosidade acerca da forma como ele vai reagir a esta pressão.
Antes, sem ela, já estava metendo os pés pelas mãos.
Agora, então...
******************************
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
27/11/2024Tentando se distanciar do Z-4, Grêmio vai a Minas para duelo com o Cruzeiro; as equipes
27/11/2024Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
26/11/2024Parabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
26/11/2024De olho na decisão da Libertadores, Galo enfrenta o Juventude pelo Brasileiro; os times
26/11/2024