No entendimento de Enzo Ferrari (1898-1988) um piloto de sua equipe não deveria sobrepujar o carro.
Para o Comendador, um piloto mediano poderia vencer com uma Ferrari, dada a supremacia da mesma.
Por isso, bem por isso, dava de ombros a ascensão de Ayrton Senna.
Não, Enzo Ferrari não tinha a menor disposição em ofertar um assento ao brasileiro.
Em jejum de títulos desde 1979, se Ayrton chegasse a Maranello antes de ter assinado com a McLaren, por exemplo, e vencesse um Mundial, seria o piloto, não a máquina, o personagem principal.
Em tempo de Oscars, para Enzo Ferrari seu carro sempre era o ator principal, nunca o coadjuvante.
Depois de morto, esqueceram esta cláusula praticamente pétrea de Maranello e contrataram Michael Schumacher.
E, por mais que fossem bons os carros que o alemão guiou em seus cinco títulos pelo time italiano, Schumacher acabou sendo o protagonista da história.
Com méritos, diga-se.
Nelson Piquet disse que correr na Ferrari era uma espécie de "gelada" para um bom piloto.
Ele, na Brabham, quando vencia um GP, via as manchetes dos jornais estamparem: "Piquet vence GP da Grã-Bretanha", por exemplo.
Se estivesse na Ferrari, a manchete nos jornais italianos seria: "Ferrari vence GP da Grã-Bretanha".
Simples assim...
Dando um salto para os dias atuais, pensando na relação Red Bull e Verstappen, posso deduzir algumas coisas.
Por mais que os últimos carros do time austríaco sejam bons, projetados pelo genial Adrian Newey, parece claro que o ponto diferencial ali é Max Verstappen.
Verstappen desequilibra a Fórmula 1.
E isso é ótimo!
Gênios no esporte sempre são bem-vindos.
Desconfio que nenhum outro piloto conseguiria fazer com a Red Bull o que Max vem fazendo ultimamente.
Nenhum piloto do atual grid parece forte o suficiente para derrotar o holandês em condições iguais de equipamento.
Mais.
Se estivesse na Ferrari, por exemplo, Verstappen brigaria pelo título contra qualquer um que estivesse na Red Bull.
A Red Bull é forte demais, claro.
Mas depende muito de Verstappen.
Se a Red Bull o perder, desconfio que acontecerá algo semelhante ao que se viu com a Benetton, quando esta ficou sem Schumacher.
Acho que ainda voltarei a escrever algo mais detalhado sobre isso.
Apenas estou esperando Verstappen fazer suas malas...
*****************************
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
27/11/2024Tentando se distanciar do Z-4, Grêmio vai a Minas para duelo com o Cruzeiro; as equipes
27/11/2024Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
26/11/2024Parabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
26/11/2024De olho na decisão da Libertadores, Galo enfrenta o Juventude pelo Brasileiro; os times
26/11/2024