A batida de Logan Sargeant durante o TL3 para o GP da Holanda, no último fim de semana, foi a gota d´água para que a Williams desse o bilhete azul ao piloto norte-americano, que já vinha empilhando horas a fio de trabalho diuturno para os "funileiros" do time britânico.
Estima-se que o prejuízo com a perda quase total do FW46 em Zandvoort beire 1,7 milhão de dólares.
Antes, ao longo das 14 etapas, o time de Grove já contabilizara cerca de 1 milhão de dólares para recuperar estragos que Sargeant havia provocado.
A Williams vem se recuperando degrau a degrau, não nada em dinheiro e o teto orçamentário é um entrave para este tipo de sinistro.
Mas não é "só" esse o problema. Logan Sargeant é um piloto fraco, talvez mais fraco que o seu antecessor em matéria de ser ruim de braço recente: o russo Nikita Mazepin.
Dito isso, vamos ao passo seguinte: a Williams promoveu seu piloto reserva, o argentino Franco Colapinto, de 21 anos, para o lugar do demitido.
Sim, havia duas outros nomes especulados. Mick Schumacher e Liam Lawson.
Sacar Sargeant por Mick Schumacher seria trocar "seis por meia dúzia".
O alemão, em seus dois anos na Haas, notabilizou-se por ter sido um destruidor de chassis.
Uma espécie de reedição do italiano Andrea de Cesaris (1959-2014).
Lawson até poderia ser uma boa opção, tendo em vista o bom trabalho que fez substituindo o contundido Daniel Ricciardo em cinco etapas deste ano, mas a Red Bull é "dona" do passe do neozelandês, e deve lhe garantir um assento em 2025, seja na Red Bull, seja na Racing Bulls.
As redes sociais trouxeram ao mundo pós "Driver to Survive" uma legião de "experts "em Fórmula 1 que nunca ouviu falar em Anderstop, Jacques Laffite, Shadow e Lord Hesketh.
E os brasileiros que compõe esse time recém chegado, já vociferaram contra a escolha da Williams pelo jovem argentino.
E já começaram a indagar o porquê de não terem escolhido "nosso" Drugo ou ou Bortoleto...
Oras, bolas!
Franco Colapinto é o reserva da Williams, assim como Drugovich é na Aston Martin.
Seria estranho se Colapinto substitui-se Lance Stroll na Aston Martin e não Drugovich, confere?
Assim como seria estranho se alguém que não fosse reserva da Williams substituir algum piloto da... Williams!
O argentino não é um fora de série, loge disso.
Faz (ou fez, no caso) um campeonato discretíssimo na Fórmula 2 deste ano, com uma única vitória (na Sprint de Imola) e ocupa o oitavo lugar na tabela.
No currículo em monopostos, um único título, há cinco anos, no Espanhol de Fórmula 4.
Ele é uma solução provisória para as nove etapas que restam na temporada de 2024 da Fórmula 1.
A Williams seguirá com Albon em 2025 e terá Sainz Jr. compondo o time de Grove.
Se fizer um trabalho excepcional, quem sabe consiga permanecer no radar da categoria, a exemplo do que aconteceu com Bearman, que depois da lotérica aparição na Ferrari garantiu vaga na Haas para 2025.
Franco Colapinto não será um novo Fangio, nem mesmo um novo Reutemann, certamente.
Mas, diferente de Drugovich, por exemplo, deu a sorte de estar no lugar certo (Williams) na hora certa (graças à demissão de Sargeant).
Depois de 23 anos (o último argentino foi Gaston Mazzacane), a Argentina, que consome automobilismo de forma genuína, prestigiando todas as categorias do automobilismo, merecia mesmo ter um piloto, ainda que por apenas algumas corridas, na Fórmula 1.
E ninguém vai cair em prantos no Obelisco de Buenos Aires se Franco Colapinto não tiver sequência na categoria.
As manhãs de domingo dos hermanos nunca dependeram de alguém levantando a bandeira da Argentina ao término de uma corrida de Fórmula 1 para que eles fossem mais felizes.
COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)
Será que Hamilton já se arrependeu por trocar a Mercedes pela Ferrari?
Verstappen só precisa "marcar" Norris para ser tetracampeão
Espécie de "Malvado Favorito", Briatore pode alavancar a Alpine
Pérez é tão inofensivo para Verstappen quanto Berger foi para Senna
Morte de Senna, há 30 anos, talvez não tenha nenhuma relação com a coluna de direção da Williams
Sem Newey, e talvez sem Verstappen, Red Bull caminha para tornar-se uma nova Benetton
É divertidíssimo ver Alonso colocar a molecada no bolso do macacão!
Bearman passou na "peneira" da Ferrari. E isso pode não significar nada...
É Verstappen que desequilibra a F1, não a Red Bull
A Fórmula 1 é sensorial. Não pode perder mais um dos cinco sentidos
Divagações sobre o primeiro GP da temporada. De 2025...
O justificável "pé atrás" da F1 em relação à Andretti
Falta de equilíbrio é muito boa para a Fórmula 1
Uma dança das cadeiras faria muito bem à Fórmula 1
Igualando recorde de Vettel, missão de Verstappen é não tornar-se um novo Vettel...
Pérez, um coadjuvante com a água pelo pescoço...
Ferrari superestimou Leclerc e agora paga o preço
Ferrari, para sair do jejum, deveria seguir seu próprio exemplo de 1996
Ricciardo na AlphaTauri pinta como ameaça concreta a Pérez na Red Bull
Hamilton nem precisa, mas bem que poderia deixar sua zona de conforto
Sprint deve ser um estorvo para pilotos e equipes da Fórmula 1
Ferrari está tão mal que perde até no "tapetão"
Recesso turbina o trabalho na Fórmula 1
Mundial de F1 de 2008 não vai se transformar em Paulistão/73
A Fórmula E "casaria" melhor com o Rio de Janeiro
Alonso ressurge, mesmo que a Aston Martin não seja uma Brawn-GP
Drugovich lidou bem com o pachequismo. E saiu fortalecido.
Pré-temporada sinaliza para repeteco na Fórmula 1
Carros da Fórmula 1 seguem copiando a Variant
De titular em equipe nanica a reserva de duas gigantes
Ausência de adversário mais forte facilitou a temporada de Verstappen
Se Abel Ferreira fosse Helmut Marko, Verstappen não teria estreado na F1
Columbo teria respostas para a dança das cadeiras na Fórmula 1
Red Bull deveria ter retomado parceria com a Renault
Ferrari precisa aproveitar começo apagado das duas únicas rivais
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Hamilton ou Verstappen: Quem ganha e quem perde com o cancelamento do GP do Japão?
Dupla mais equilibrada deve fazer a Ferrari superar a McLaren
A exemplo da F1, futebol também poderia ter jogos mais curtos
Ou Ricciardo está em péssima fase ou Norris é um fenômeno
Cavalo arriado, mês das noivas, Mônaco e Indianápolis
Dando a partida no carro dos sonhos
O 1º de abril, Lauda e o meu doce Colegial
Aston Marin, Somente Para Seus Olhos
Pré-temporada da Fórmula 1 será de verdades verdadeiras
Molho condimentado na F1 em 2021
Vettel e sua paixão bem resolvida
É possível dizer não à Ferrari?
Interlagos a pé, de carro e uma música do Gilberto Gil
Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira
Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar
O capacete e a salvadora blusa lilás
Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey
No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...
Quando ganhar sempre não é bom
Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka
Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade
Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles
Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica
A grande chance para Verstappen ser campeão na F1
O cadeado de 1994 em Interlagos
Minuano, o carro de Porto Alegre
Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22
Ferrari reencontra cartilha do Comendador
Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila
Jacarepaguá, calor infernal e uma camisa preta
Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985
Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´
Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1?
Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt
O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes
A música que Raikkonen sempre cantou para a F1
Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos
Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua
Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE
Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
27/11/2024Tentando se distanciar do Z-4, Grêmio vai a Minas para duelo com o Cruzeiro; as equipes
27/11/2024Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
26/11/2024Parabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
26/11/2024De olho na decisão da Libertadores, Galo enfrenta o Juventude pelo Brasileiro; os times
26/11/2024