Há exatos 13 anos, na tarde de 29 de abril de 2012, no traçado urbano montado nas cercanias do Pavilhão do Anhembi, zona norte da capital paulista, acontecia a terceira edição da São Paulo Indy 300, ocasião em que Rubens Barrichello voltava a se encontrar com o público brasileiro, após ter deixado a Fórmula 1 no ano anterior.
No final da prova, vencida pelo australiano Will Power (Penske) pelo terceiro ano consecutivo, Barrichello recebeu a bandeira quadriculada diante de seu público, na reta do Sambódromo, em décimo lugar, após ter largado em 13º, com um dos carros da KV Racing.
Foi a quarta participação de Barrichello pela Indy, depois das etapas que disputou em São Petersburgo (rua), Alabama (misto) e Long Beach (rua).
No pódio, ao lado do vencedor Will Power, o norte-americano Ryan Hunter-Reay e o japonês Takuma Sato, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
O Portal Terceiro Tempo falou com Rubens Barrichello logo após a prova. Na ocasião, o piloto relatou problemas com o motor Chevrolet e disse que já estava se acostumando ao sistema de relargadas da Indy, segundo ele, parecidas com as provas de kart.
PROBLEMA DE MOTOR
"Nas trocas de marchas, o motor parecia engasgar, faltava potência, por isso o Tony e o Viso acabaram me passando em um momento da prova", declarou o brasileiro em 29 de abril de 2012.
RELARGADAS
"Na verdade é parecido com o sistema de largadas do kart, em fila dupla, diferente da Fórmula 1, que é em fila indiana. Na verdade você tem duas opções: ou tenta ser mais agressivo, ou fazer o "arroz com feijão", evitando choques. Acho que no balanço geral já estou bem habituado", ponderou Rubens na ocasião.
OUTROS BRASILEIROS NA PROVA PAULISTANA
Além de Rubens Barrichello, outros três brasileiros disputaram a prova no Anhembi em 2012. Helio Castroneves (Penske) foi o quarto colocado. Tony Kanaan (KV Racing) terminou em 13º e Bia Figueiredo (Andretti) fechou a corrida em 20º lugar.
Aquela foi a penúltima edição da São Paulo Indy 300. A última foi no ano seguinte, em 2013, ocasião em que o canadense James Hinchcliffe (Andretti-Autosport) quebrou a hegemonia de Will Power e venceu no Anhembi.
De qualquer forma, o traçado do Anhembi, ainda que modificado, vem sendo utilizado nos últimos anos para uma outra categoria internacional: a Fórmula E.
EM SEGUIDA, DESAFIO NO OVAL DE INDIANÁPOLIS
Após sua participação na São Paulo Indy 300, Barrichello preparou-se para sua primeira prova em um circuito oval, justamente no mais famoso deles, em Indianápolis, para as 500 Milhas. Ele largou em décimo e terminou em 11º. A vitória foi do britânico Dario Franchitti (Chip Ganassi), seguido pelo seu companheiro de equipe, o neozelandês Scott Dixon. Tony Kanaan (KV Racing) completou o pódio.
DEPOIS DA INDY, A STOCK
Ao término da temporada de 2012, Barrichello acabou não renovando com a KV Racing para o ano seguinte e assinou contrato com a Full Time Sports, equipe da Stock Car, onde permanece até hoje, e pela qual conquistou os títulos de 2014 e 2022.
ABAIXO, UM DIA ANTES DA CORRIDA, VÍDEO DO MOMENTO EM QUE RUBENS BARRICHELLO SAIU PARA O 1º TREINO LIVRE PARA A SÃO PAULO INDY 300. GRAVAÇÃO: MARCOS JÚNIOR MICHELETTI/PORTAL TT
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello na São Paulo Indy 300 há 13 anos. Imagens e vídeo exclusivos
29/04/2025Parabéns, Fábio Luciano! Ex-zagueiro do Timão e do Fla, completa 50 anos
29/04/2025Heitor Camerin, ex-Ponte e Fla, na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
29/04/2025Achados & Perdidos: Nos 151 anos de Campos do Jordão, veja a Seleção Brasileira hospedada na cidade paulista
29/04/2025Achados & Perdidos: Relembre de Paulo Morsa em uma hilária briga com Cacá Rosset no 'Debate Bola' da Record
28/04/2025