por Marcos Júnior Micheletti
Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, a pilota Bia Figueiredo nasceu em São Paulo no dia 18 de março de 1985. Em 18 de janeiro de 2023 foi anunciada como pilota da Copa Truck, pela equipe ASG Motorsport.
Em 2 de julho de 2023 obteve sua primeira vitória na Copa Truck, na corida 2 disputada em Cascavel, após fazer a pole, pela categoria Super.
Em 17 de novembro de 2024, ocm uma rodada de antecedência, conquistou seu primeiro título na Copa Truck, pela categoria Elite, após a etapa de Curvelo (MG), no Circuito dos Cristais.
Mãe de dois meninos (Murillo e Matteo), é casada desde janeiro de 2016 com Fábio de Souza. O casal reuniu cerca de 400 convidados na festa do casamento no Rio de Janeiro, que contou com show do artista Tiago Abravanel. A lua de mel de Bia e Fábio foi na Tailândia e em Paris, por duas semanas.
Em 20 de janeiro de 2020, aos 34 anos, anunciou sua primeira gravidez, informando que ficaria fora do automobilismo pelo menos até novembro do mesmo ano. Ele integrava a equipe de Andreas Mattheis na Stock Car, categoria pela qual competia desde 2014.
PRISÃO DO MARIDO
Em 25 de junho de 2020, em ação do Ministério Público do Rio de Janeiro, Fábio de Souza, marido de Bia, foi preso, acusado de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Seu pai, Juracy Souza, também foi preso. Eles adminsitravam o Instituto dos Lagos Rio, acusados de terem desviado mais de R$ 9 milhões dos cofres públicos estaduais. Uma empresa de Bia Figueiredo, a B3Três, recebeu R$ 1.576.000,00 da F71, empresa pertencente ao seu marido e ao seu sogro. Em reportagem veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo, no mesmo dia da prisão do marido, Bia Figueiredo declarou que não tinha detalhes do processo e que ficou sabendo dos fatos pela imprensa. Ainda ressaltou que não se envolve nos negócios do marido e nem da familia dele. E, grávida (de oito meses), estava focada em sua saúde e na saúde do bebê.
A Ipiranga, patrocinadora da pilota de longa data, anunciou no mesmo dia a suspensão do contrato com Bia Figueiredo, aguardando os esclarecimentos dos fatos. Clique aqui e veja matéria completa publicada no Portal Terceiro Tempo, incluindo a nota oficial da Ipiranga.
Um dia depois, a Audi, que também apoiava a pilota, também anunciou que não renovaria o contrato com Bia Figueiredo, que se encerraria em 30 de junho de 2020.
DE VOLTA ÀS MÍDIAS SOCIAIS E ÀS PISTAS
Bia Figueiredo reativou sua conta no Instagram em 4 de março de 2021 para se defender das acusações e até sobre ameças de morte que recebeu. Clique aqui e veja a matéria publicada no Portal Terceiro Tempo.
Em 28 de março de 2021 foi anunciada como pilota da equipe Cobra Racing Team no TCR South America, campeonato de carros de turismo para guiar um Audi. Antes, porém, havia disputado algumas provas pontuais de endurance (no IMSA) e na Porsche Cup.
CARREIRA NO AUTOMOBILISMO
Mesmo sem nenhum familiar envolvido com automobilismo (é filha do psiquiatra Jorge Cesar Gomes de Figueiredo e da dentista Marcia Regina Ribeiro Caselato Gomes de Figueiredo), Bia Figueiredo se apaixonou por esporte a motor desde a infância, começando no kart aos oito anos de idade, categoria pela qual competiu entre 1993 e 2002. Como kartista enfrentou dificuldades, pois não foi fácil para os meninos se acostumarem à concorrência de uma menina que mostrava talento e velocidade, comprovados por dois vice-campeonatos paulistas e brasileiros.
Depois do kart competiu na Fórmula Renault (2004 e 2005), onde conseguiu o feito inédito para uma mulher, vencendo uma prova. Pela Fórmula 3 Sul-Americana, em 2006, tornou-se a primeira mulher a conquistar uma pole nesta categoria. Depois, também conseguiu outros feitos inéditos para uma mulher no automobilismo, como única a vencer uma prova no Desafio Internacional das Estrelas de Kart (a 2ª bateria disputada em 2010 em Florianópolis), primeira a ganhar uma prova na Indy Lights e primeira brasileira a participar da Fórmula Indy, categoria pela qual competiu entre 2010 e 2013.
Teve uma experiência na A1 GP, participando do programa Rookie Dirivers com a equipe brasileira na China, a convite de Emerson Fittipaldi, experiência que teve também em 2009.
Na Indy, em 2010, Bia estreou justamente na primeira edição da São Paulo Indy 300, no Anhembi, terminando a prova na 13ª colocação, pela equipe Dreyer & Reinbold. Ainda em 2010 conseguiu outro feito marcante, classificando-se para as 500 Milhas de Indianápolis, completando a prova em 21º lugar, entre 33 carros que largaram.
Também disputou a temporada de 2011 pela Dreyer & Reinbold. Em 2012 foi piloto da equipe Andretti Motorsport e em 2013 novamente competiu pela Dreyer & Reinbold.
Ingressou na Stock Car em 2014, guiando pela equipe ProGP. e em 2015 da Bassani Racing.
Em 25 de fevereiro de 2016 anunciou a renovação de contrato com a equipe Bassani Racing para disputar mais uma temporada na Stock Car.
Em 17 de março de 2017 a Full Time anunciou a contratação de Bia Figueiredo para a temporada na Stock Car, ao lado de outros três pilotos: Rubens Barrichello, Allam Khodair e Lucas Foresti.
Em outubro de 2017, Bia Figueiredo divulgou um vídeo sobre o funcionamento do volante da Stock Car. Clique aqui e veja a matéria completa no Portal Terceiro Tempo.
Em 1º de fevereiro de 2018 foi anunciada para guiar um dos carros da equipe Ipiranga Racing (de Andreas Mattheis) na Stock Car, formando dupla com Thiago Camilo, permanecendo no time até 2020.
ABAIXO, EM FEVEREIRO DE 2018, VÍDEO COM A PARTICIPAÇÃO DE BIA FIGUEIREDO NO BELLA MACCHINA, PROGRAMA DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO, ENTREVISTADA POR MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
ABAIXO, ÚLTIMA PARTE DA 2ª BATERIA DO DESAFIO INTERNACIONAL DAS ESTRELAS DE KART NA ARENA SAPIENS EM FLORIANÓPOLIS, NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2010, COM VITÓRIA DE BIA FIGUEIREDO
ABAIXO, PROGRAMA "SEM CENSURA" DA TV BRASIL, EXIBIDO EM 13 DE JUNHO DE 2022 COM BIA FIGUEIREDO COMO ENTREVISTADA. A APRESENTAÇÃO É DE MARINA MACHADO E OS DEBATEDORES SÃO MARCOS MICHELETTI E NATHÁLIA DE VIVO
Corintiana fanática, Bia Figueiredo participou da coluna "Personalidade" da página de Milton Neves no jornal "Agora S.Paulo" em maio de 2010. Veja abaixo:
1 . Qual o seu time?
Meu time é o Corinthians.
2 . Qual o jogo que mais marcante?
A final Corinthians x Vasco em 2000, valendo o Campeonato Mundial da FIFA .
3 . Qual a sua seleção de todos os tempos?
A seleção brasileira de 1970. Mesmo não a tendo acompanhado ao vivo, os lances e jogadas dessa seleção são mágicos.
4 . Qual a camisa mais bonita?
A camisa do Brasil.
5 . Qual o melhor e o pior esporte?
Gosto de todos os esportes. O melhor esporte é o automobilismo e não tenho um pior esporte a indicar.
6 . Em que rádio você ouve futebol?
Geralmente na Transamérica FM.
7. A revista que você lê
Leio muitas, como a Exame, a Lance A+ e a Revista da Folha, mas a Veja é que eu leio toda a semana sem falta.
8 . Qual o melhor e o pior presidente da história do Brasil ?
Acredito que não teve o melhor e o pior da história do Brasil. Os presidentes dos últimos 16 anos conseguiram dar estabilidade econômica ao país e para mim os piores presidentes foram aqueles cujos governos torturavam pessoas
9 . A personalidade marcante em sua vida
Ayrton Senna.
10 . Narrador esportivo de TV e de rádio
Téo José e Éder Luís.
11 . Comentarista esportivo de TV e de rádio
Reginaldo Leme e Claudio Carsughi.
12 . Repórter esportivo de TV e de rádio
Celso Miranda.
13 . Apresentador esportivo de TV e de rádio
Renata Fan e Milton Neves.
14 . Apresentador de auditório de TV
Silvio Santos, inigualável.
15 . Melhor ator e melhor atriz no Brasil
Fernanda Montenegro e Tony Ramos.
16 . Jornalista de TV
Fátima Bernardes.
17 .Programa esportivo de TV
Esporte Espetacular.
18 .Quem melhor escreve sobre esporte no Brasil?
Álvaro José Paes Leme.
19 . Melhor e o pior cartola
Melhor é o Andrés Sanchez. Não tenho um pior cartola a indicar.
20. Melhor e o pior técnico
Melhores são o Mourinho da Inter de Milão e o Felipão Não tenho um pior técnico a indicar.
Buttice, o goleiro que por mais vezes enfrentou Pelé sem jamais ter sofrido um gol do Rei
Em 1974 ele defendeu a meta do Corinthians. Foto: DivulgaçãoEm 'Uma Homenagem ao Rei Pelé' é possível até sentir 'presença' do Rei
O trabalho está à altura do homenageadoTreinador em área de risco: o tema da live de Marcos Falopa com Lorival Santos
F1: Alpine oficializa acordo para receber motores Mercedes a partir de 2026
Livre no mercado, Hernán Crespo perde a chance de disputar o Mundial de Clubes de 2025
Após decidirem a Copa do Brasil, Flamengo e Atlético se reencontram pelo Brasileiro; as equipes
Fórmula 1 terá evento coletivo para divulgar as pinturas dos carros da temporada de 2025
Olhos no retrovisor: Vettel, há sete anos anos, ganhava o GP do Brasil pela terceira vez
Saudade: Marcelo Rezende completaria 73 anos hoje
Achados & Perdidos: Relembre de Schiaffino, um dos carrascos do Brasil na Copa de 50, que morria há 22 anos
Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma 'gelada'
Saudade: Há dois anos morria Fazendeiro, ex-atacante do Uberlândia