Um dos grandes talentos revelados pelas categorias de base do Sport Club Intenacional, precisamente em 1999, o ex-centroavante Nilmar iniciou como comentarista de futebol da TNT Sports em setembro de 2021, para a Liga dos Campeões da Europa.
Nilmar Honorato da Silva, parananse do município de Bandeirantes, nasceu em 14 de julho de 1984, profissionalizando-se pelo Inter em 2002, permanecendo no clube gaúcho até 2004, período em que se destacou pela grande velocidade, sobretudo as arrancadas, muita habilidade e técnica extremamente apurada, o que culminou com sua convocação para a Seleção Brasileira a partir de 2003, tendo disputado a Copa de 2010 na África do Sul.
Depois de jogar pelo Inter, Nilmar foi negociado com a equipe francesa do Lyon, onde permaneceu entre 2005 e 2006, para retornar ao futebol brasileiro pelo Corinthians, por empréstimo, tendo formado com o argentino Carlitos Tévez uma dupla afinadíssima na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005.
Ficou afastado dos gramados por seis meses em 2006 devido a uma gravíssima contusão no joelho direito e depois outra, do mesmo tipo, no joelho esquerdo as duas em jogos contra o Palmeiras.
Passou por um imbróglio jurídico com o Corinthians por conta de luvas não pagas pela MSI, então parceira do Corinthians, e a Justiça do Trabalho declarou rescisão indireta de contrato do atleta com o clube de Parque São Jorge. O clube paulista precisou pagar 8 milhões de euros para o Lyons.
Retornou ao Internaciol, onde já havia conquistado dois títulos do Gauchão (2003 e 2004) e ganhou mais quatro títulos: a Copa Sul-Americana (2008) e três estaduais (2008, 2009 e 2015).
Nilmar ainda jogou por Villarreal (Espanha), Al-Ravyan e Al-Jaish (ambos do Catar), Al-Nasr (Emirados Árabes) e teve uma curta passagem pelo Santos Futebol Clube, este em 2017, rescindindo o contrato com o clube por conta de depressão, o que o motivou a abandonar sua bela carreira no futebol.
ABAIXO, ENTREVISTA DE NILMAR AO PROGRAMA VELHAS SÚMULAS (DA RÁDIO COLORADA) EM 25 DE JULHO DE 2020:
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB