por Milton Neves/colaborou Moacir Adolfo Borges Ramos
Fazendeiro, o Edson Gonzaga de Souza, morreu em 13 de novembro de 2022, aos 79 anos. Ele jogou profissionalmente exclusivamente na equipe mineira do Uberlândia, apesar de convites de outros clubes, como Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, Comercial de Ribeirão Preto e, principalmente, o Flamengo, por insistência do então treinador Yustrich.
De acordo com Moacir, ex-goleiro do Uberlândia, Moacir sofria do Mal de Alzheimer, e residia no bairro Lídice, em Uberlândia, onde era proprietário da madeireira "Fazendeiro Madeiras", na Avenida Floriano Peixoto.
Era casado com a Sra. Célia Rodrigues de Souza, com quem teve três filhas (Viviane Rodrigues de Souza, Cristiane Rodrigues de Souza e Daniela Rodrigues de Souza. O casal teve dois netos: Natan Moreira de Souza e Ana Laura Moreira de Souza.
O Uberlândia Esporte Clube emitiu uma nota por meio de sua conta no Instagram homenageando seu ex-atleta, que segue abaixo, na íntegra:
Faleceu Edson Gonzaga de Souza , o Fazendeiro. Fazendeiro foi referência do UEC nos anos 60. Artilheiro do campeonato mineiro em 63 . Nascido em Uberlândia em 25/11/42 Fazendeiro deixara boas recordações para todos que o viram jogar, para os amigos e toda sociedade. A família nossos sentimentos!
Mas o atacante Fazendeiro, nascido na cidade mineira de Urberlândia em 25 de novembro de 1942, decidiu não deixar sua cidade natal, onde trabalhava no Banco Comercial-Industrial (mais tarde absorvido pelo Comind), e o futebol era um complemento para aumentar sua renda.
Tendo morado em uma fazenda e, posteriormente adquirindo sua propriedade, assim surgiu o apelido, que o tornou conhecido não apenas em sua cidade, mas em todo o Triângulo Mineiro.
Fazendeiro relembra dois momentos inesquecíveis em sua carreira futebolistica, o primeiro em um jogo em casa, em que sua equipe perdia por 2 a 0, faltando vinte minutos para o final da partida.
" Entrei e fiz três gols. Ganhamos o jogo de 3 a 2 e foi inesquecível", emocionava-se Fazendeiro.
Outro momento memorável de Fazendeiro aconteceu em um amistoso diante do Botafogo, dirigido por Zagallo.
"Eles (Botafogo) estavam com uma série de jogos invictos. No final da partida fiz uma jogada e me preparava para fazer o gol quando o zagueiro fez pênalti. Mas o Zagallo não deixou que a penalidade fosse batida, tirando o time de campo, gerando uma grande confusão", relembrava Fazendeiro, que deixou os gramados em 1970, com em função de contusão no joelho.
Na galeria de fotos, é possível vê-lo no dia 12 de novembro de 2005, ocasião em que o jornalista Milton Neves recebeu o Título de Cidadâo de Uberlândia. Fazendeiro era o mais carinhoso e emocionado com a presença de Milton Neves no Triângulo Mineiro.
"É apenas gratidão, pois o Milton Neves, há sete anos, fala de mim na televisão e no rádio. Hoje, graças a ele, sou mais famoso do que quando jogava", dizia Fazendeiro.
O ex-atacante afirmava que o melhor Uberlândia de todos os tempos foi o de 1968, terceiro colocado do campeonato mineiro. O time tinha: Renato, Paulo, Dunga, Neiriberto e Carlinhos; Jorge e Hamilton; Quinzito, Fazendeiro, Ferreira e Reis. Técnico: Gérson dos Santos. Dunga e Reis, ex-ponta-esquerda do São Paulo, já morreram.