Pódio especial para o piloto da Full Time Sports. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

Pódio especial para o piloto da Full Time Sports. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

O paulistano Rubens Barrichello, de 50 anos, conquistou neste domingo (11) seu segundo título da Stock Car, na etapa decisiva do campeonato que foi disputada em formato de rodada dupla em Interlagos. As vitórias ficaram com Felipe Baptista, da KTF, na Corrida 1 e de Ricardo Maurício, da Eurofarma RC na Corrida 2. Barrichello foi o terceiro colocado na Corrida 1 e terminou na 11ª posição a Corrida 2. Aliás, o número favorito de Barrichello, que utiliza o numeral 111 em seu carro, justamente no dia 11 de dezembro.

Campeão da temporada de 2014, Barrichello chegou ao autódromo paulistano na liderança do campeonato e terminou a Corrida 1 em terceiro, mas se beneficiou do abandono de Daniel Serra no início da Corrida 2 e a desclassificação de Gabriel Casagrande, responsável pelo acidente que tirou Serra da prova e deixou Barrichello no fundo do pelotão. Matías Rossi, por conta de um incidente no pit-lane, acabou ficando fora da disputa ainda na primeira prova.

Na tabela, Barrichello fechou com 330 pontos, em primeiro lugar. Serra foi o vice-campeão, com 316. Gabriel Casagrande, o terceiro, encerrou a temporada com 302. Rossi, o quarto, finalizou o ano com 268. Vale lembrar que se Casagrande não fosse punido e tivesse vencido a prova 2, marcaria 24 pontos e não seria campeão, terminaria com 326, como segundo colocado. 

Entre as equipes, a Eurofarma RC ficou com o título, 11º do chefe Rosinei Campos, que trabalha na categoria desde a primeira temporada, em 1979.

Barrichello, à direita na imagem, supera Pedro Cardoso para fechar a Corrida 2 na 11ª colocação. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

CORRIDA 1

Nenhuma problema na largada, com a manutenção de posições entre os quatro primeiros colocados, Baptista, Rossi, Serra, e Barrichello. Casagrande, que largou em oitavo, já superava Khodair e Massa ao término da volta 2.

Rossi partiu para o ataque na volta 3 e antes do "S" do Senna já tomou a liderança de Felipe Bptista, mas o jovem da KTF deu o troco no giro seguinte.

Entrada do safety-car na volta 5 por conta de um acidente de Vivacqua, que passou direto no "S" do Senna e se chocou contra a proteção de pneus.

Relargada com posições mantidas e com a janela de pit-stops aberta foi Rossi o primeiro dos postulantes a fazer sua parada. O argentino teve um problema, com a batida em Navarro quando ele tinha o carro já no chão. Ele bateu no cinto e deixou seu carro. 

Depois das paradas obrigatórias, Baptista manteve-se na frente, seguido por Serra, Barrichello e Casagrande.

Enquanto Baptista mantinha um bom ritmo na liderança, Barrichello tentava superar Serra na disputa pelo segundo lugar, mas não conseguiu.

Ao término das 18 voltas, Baptista levou a melhor para vencer, seguido por Serra, Barrichello, Casagrande, Khodair e Massa. Ricardo Mauricio, em décimo, garantiu-se na primeira colocação de largada da Corrida 2, tendo Lapenna ao seu lado na primeira fila.

Com os resultados, Barrichello iniciou a corrida 2 com 320 pontos contra 316 de Serra. Casagrande, ainda na disputa, somava 307.

CORRIDA 2

Barrichello e Serra rodaram e bateram na largada, deixando o caminho mais fácil para Casagrande, que passou ileso. 

Barrichello permaneceu na pista, mas foi para o final do pelotão, enquanto Serra se encaminhou aos boxes com problemas mais sérios em seu carro.

Enquanto isso, por conta do acidente, Casagrande recebeu a punição máxima, excluído da prova, já asseguando o título para Barrichello. 

Recebendo o beijo do pai, Rubão. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

 

Renata, irmã do piloto, Ingo Hoffmann e Rubão. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo 

 

AGORA, SÓ EM ABRIL DE 2023...

A Stock tem sua etapa de abertura do próximo campeonato programada para o dia 2 de abril, em Goiânia. A nona etapa ainda não teve sua praça definida, no dia 8 de outubro. A quarta etapa aparece com duas opções, Brasília ou Paraná. Interlagos, que fechou a temporada de 2022, receberá três etapas: a segunda, no dia 23 de abril, a quinta, em 9 de julho e a 12ª, última do certame, em 17 de dezembro. 

CALENDÁRIO DA STOCK CAR EM 2023

1ª etapa – 2 de abril – Goiânia
2ª etapa – 23 de abril – Interlagos
3ª etapa – 21 de maio – Rio Grande do Sul
4ª etapa – 18 de junho – Brasília ou Paraná
5ª etapa – 9 de julho – Interlagos
6ª etapa – 6 de agosto – Velocitta
7ª etapa – 27 de agosto – Goiânia
8ª etapa – 17 de setembro – Rio Grande do Sul
9ª etapa – 8 de outubro – local a confirmar
10ª etapa – 29 de outubro – Velocitta
11ª etapa – 26 de novembro – Brasília
12ª etapa – 17 de dezembro – Interlagos


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

Últimas do seu time