por Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann
Vanderlei, o Vanderlei Paiva Monteiro, ex-meio-campista da Ponte Preta, Palmeiras e Atlético MG, morreu no dia 27 de novembro de 2023, aos 77 anos, em Campinas-SP, onde travava uma dura luta contra o câncer de próstata.
Nascido no dia 7 de abril de 1946, em Três Corações-MG, terra do Rei Pelé e do Cidadão Tricordiano Milton Neves, Vanderlei chegou a dirigir o Juventus da Mooca. Em 2004, ele passou pelo Crac, da cidade de Catalão, em Goiás, e seu trabalho serviu de base para que a equipe tornasse campeã estadual daquele ano. Vanderlei dirigiu também a Ponte Preta (duas passagens, a segunda entre 2006 e 2007_foi substituído por Nelsinho Baptista), a Inter de Limeira, dentre outras equipes do interior do Brasil. Em 2007, ele foi contratado pelo União São João, de Araras. Em 2009 aceitou convite para comandar o Corinthians Alagoano.
O jogador
Vanderlei fez parte do histórico time da Ponte Preta que foi vice-campeão paulista de 1977, naquela inesquecível final contra o Corinthians. Ele formava o meio de campo da Macaca ao lado de Marco Aurélio e Dicá, mas o time de Zé Duarte tinha também: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi, Odirlei, Lúcio, Rui Rey, Tuta, Helinho, Parraga e companhia.
O meio-campista entrou para a história, juntamente com os seus companheiros do Galo Mineiro, ao se sagrar Campeão Brasileiro de 71, na primeira vez em que a competição recebeu esta denominação. Antes, era Taça Brasil, Robertão ou Taça de Prata.
No triangular final decisivo do primeiro Campeonato Brasileiro de futebol, em 71, São Paulo, Botafogo e Atlético Mineiro brigaram pelo título fazendo três jogos num turno só. Os resultados que deram o título ao Galo foram: Atlético Mineiro 1x0 São Paulo, no Mineirão, gol de Oldair (de falta); São Paulo 4x1 Botafogo, no Pacaembu (de virada); e Botafogo 0 x 1 Atlético Mineiro, no Maracanã, gol de Dario.
Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, ele fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.
Achados & Perdidos: Relembre Milton Neves sendo entrevistado por Jô Soares, o humorista que nos deixava há três anos
O futebol foi o tema central da conversa no SBT em 1995Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guaxupeano
Discurso do jornalista na Câmara Municipal Guaxupeana. Foto: DivulgaçãoPelo Palmeiras:
Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, Vanderlei fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.
Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
F1: Com Piastri mais folgado na liderança do Mundial, Hungria recebe a categoria antes da pausa de verão
Olhos no retrovisor: Há 25 anos, em Hockenheim, Barrichello vencia pela primeira vez na F1
Achados & Perdidos: Coritiba vencia o Bangu nos pênaltis e conquistava o Brasileirão há 40 anos
Achados & Perdidos: Cruzeiro derrotava o River Plate há 49 anos e vencia sua primeira Libertadores
Corinthians recebe o Palmeiras pelas oitavas da Copa do Brasil; as formações
Em vídeo, 'Antes & Depois' de marcantes jogadores argentinos
Paulo Jamelli recebeu fãs e amigos na noite de lançamento de seu livro na capital paulista
São Paulo encara o Athletico-PR no primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil; as equipes
Achados & Perdidos: Com gol de Viola, Corinthians derrotava o Guarani há 37 anos e faturava o Paulistão
O dia em que Milton Neves foi homenageado na Premiação do Paulistão Sicredi