por Marcos Júnior Micheletti
A mineira Yara Fantoni Fonseca, com passagem pela Band e BandSports, deixou o Grupo Bandeirantes após cinco anos, em 23 de setembro de 2022. Ela é jornalista formada e pós-graduada pela PUC-Minas.
Ligada ao futebol desde a infância, nascida em Belo Horizonte no dia 11 de setembro de 1988, Yara é neta de Benito Fantoni, ex-jogador da dupla Cruzeiro-Atlético e sobrinha do ex-jogador e treinador Orlando Fantoni (1917-2002).
Orlando Fantoni atuou como jogador do antigo Palestra Itália-MG (atual Cruzeiro Esporte Clube), Lazio (foi o primeiro brasileiro a ser transferido para um clube estrangeiro). Como técnico, o tio de Yara brilhou no Vasco, Grêmio, Corinthians, Bahia e Vitória.
Yara Fantoni iniciou sua carreira profissioanal pela Rede Minas de Televisão, passando em seguida pela Rádio Alvorada, onde integrava o programa "Jogada de Classe".
Uma experiência de peso marcou a trajetória da jornalista, em 2013, quando cobriu a Copa das Confederações pela RAI TV (da Itália). No ano seguinte, ainda pela RAI TV, trabalhou na Copa do Mundo disputada no Brasil, vencida pela Alemanha.
Ainda em 2014 ela assumiu o comando do programa "Só Esportes" na TV Horizonte. Após ganhar notoriedade em projetos locais, Yara foi convidada para cobrir os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pelo canal por assinatura SporTV, do Grupo Globo. Trabalhou também como repórter e produtora esportiva no SBT e na Band Minas.
Além das atividades que exerceu na Band e BandSports, tanto como repórter como apresentadora, Yara Fantoni tem um canal no YouTube (o "Bem Posicionado), onde divide o programa "Sapiando" com Luizão, pentacampeão com a Seleção Brasileira, ex-atacante do Corinthians e Palmeiras, entre outros. A atração, sempre às terças-feiras, é uma resenha descontraída com nomes de destaque do futebol.
ABAIXO, VÍDEO DE YARA FANTONI NO QATAR, NA ESTREIA DA SELEÇÃO BRASILEIRA CONTRA A SÉRVIA, VITÓRIA POR 2 A 0, EM 24 DE NOVEMBRO DE 2022
ABAIXO, VÍDEO COM A REPORTAGEM DE YARA FANTONI SOBRE A ARENA MRV, DO ATLÉTICO MINEIRO, EM JANEIRO DE 2023. REINALDO, ÍDOLO DO GALO, PARTICIPA AO LADO DA JORNALISTA
F1: McLaren pode entrar para o seleto 'Grupo das 200'
Equipe britânica soma 199 vitórias na categoria máxima do automobilismo. Foto: McLaren F1Achados & Perdidos: Há 21 anos, contra a Argentina, o Brasil conquistava a Copa América
Achados & Perdidos: Milton Neves em Buenos Aires conhecendo relíquias de Maradona
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Nelinho chutou uma bola para fora do Mineirão
F1: Piastri é o mais rápido no único treino livre em Spa-Francorchamps; Bortoleto fica em 13º
F1: Piastri confirma superioridade e vai largar em 1º na Sprint; Bortoleto é o 10º do grid
Parabéns! Veja gols de falta de Marcos Assunção, que faz aniversário hoje!
Olhos no retrovisor: A última vitória de Alain Prost na Fórmula 1, há 32 anos
Achados & Perdidos: Santos, bicampeão da Libertadores em dia que Pelé foi 'caçado' por argentinos do Boca
Após empatar com o líder Cruzeiro, Corinthians vai ao Rio para enfrentar o Botafogo; as formações
F1: Norris vence duelo particular com Piastri e garante a pole para o GP da Bélgica