por Marcos Júnior Micheletti
Uma das principais jogadoras brasileiras de sua geração, Vera Mossa, nascida no interior de São Paulo, na cidade de Casa Branca, em 27 de setembro de 1964, atualmente é comerciante em Campinas, dona da loja de bijuterias Piccola, no bairro Cambuí.
Também trabalhou como comentarista de vôlei no SporTV e na Record, sendo nesta durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Vera Mossa começou jovem no esporte, aos 8 anos de idade, incentivada pelos pais, ambos professores de educação física. Inicialmente fez natação para depois ingressar no vôlei, em sua cidade natal.
Com 15 anos de idade já integrava a seleção brasileira adulta de vôlei, tendo participado de três Olimpíadas consecutivas: Moscou (1980); Los Angeles (1984) e Seul (1988).
No Brasil, defendeu as equipes do Guarani (Campinas), Pirelli-Santo André, Supergrasbrás, Trasmontano JC Amaral (Ribeirão Preto), Mappin-Pinheiros, UnG SporTville e MRV Minas, clube pelo qual encerrou sua carreira, aos 35 anos, em 2000.
Ela também atuou no exterior, por duas equipes italianas: o Sirio Peruggia, após defender o Supergasbrás e o Ecoclear Sumirago, para depois retornar ao Brasil pelo Trasmontano, de Ribeirão Preto.
Foi casada com o ex-jogador de basquete Eder Mundt Leme, que morreu em 1989 ao lado da namorada Leni Luci Bolonhesi. Eder, então com 32 anos, e Luci, de 25, foram asfixiados por conta do vazamento de gás de um chuveiro, em 11 de setembro de 1989.
Com Eder, Vera Mossa teve seu primeiro filho, Edinho. Depois, foi casada com o ex-jogador Bernardinho, atual treinador de vôlei. Deste casamento nasceu Bruninho, destacado jogador de vôlei.
Recusou, no auge da carreira, insistentes propostas para posar nua.
Vera também tem uma filha, Luiza, fruto de seu terceiro casamento.
Saudade: Há nove anos morria Zé Roberto, ex-Coxa, Furacão, São Paulo e Corinthians
O saudoso atacante em ação pelo Tricolor. Foto: ReproduçãoOlhos no retrovisor: O vídeo mais raro do acidente de Senna na Tamburello foi gravado por um espectador em Ímola
No Z-4 do Brasileiro, Santos encara o CRB pela Copa do Brasil; as equipes
F1: Piastri defende a liderança do Mundial em Miami; a programação da etapa norte-americana
Achados & Perdidos: O saudoso Dr. Mário Trigo lembrando uma ótima história de Garrincha
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos