por Marcos Júnior Micheletti
Tuka Rocha, o Christiano Chiaradia Alcoba Rocha, piloto paulistano nascido em 13 de dezembro de 1982, morreu em 17 de novembro de 2019, aos 36 anos, três dias após sofrer um acidente aéreo no município de Maraú, na Bahia.
A aeronave teve um problema no pouso na pista de um resort e se incendiou.
Tuka Rocha teve 80% de seu corpo queimado e lesões pulmonares. Ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital Geral do Estado, em Salvador, mas seu quadro pulmonar acabou se agravando. Duas mulheres também morreram no acidente.
Tuka Rocha, teve uma trajetória vitoriosa no Kart, categoria pela qual foi tricampeão brasileiro, o que lhe credenciou a rumar aos monopostos a partir de 2001, pela Fórmula 3 Sudam Lights.
Sua carreira internacional teve início em 2004, na Europa, pela World Series by Nissan, mesmo ano em que disputou a Fórmula 3000 Euroseries.
Participou da temporada bienal da A1 GP, entre 2005 e 2006, para retornar ao Brasil em 2011 e iniciar carreira na Stock Car, tendo sido o piloto revelação daqule ano.
Conquistou uma vitória na Stock, em 2015, pela Vogel Motorsport, na corrida 2 da etapa de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Sua última participação na categoria foi em 2018 pela mesma equipe, mas a saída de seu principal patrocinador acabou inviabilizando sua continuidade na temporada.
Na Stock, aliás, Tuka escapou de um sério acidente quando seu carro pegou fogo na etapa disputada no extinto Autódromo de Jacarepaguá (RJ), em 3 de julho de 2011. Na ocasião, saltou do carro para se salvar e ficou um dia internado por conta de uma pequena lesão pulmonar.
Saudade: Há seis anos morria o piloto Tuka Rocha, após acidente aéreo
Pela Stock ele conquistou uma vitória. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoSaudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
Ismael Kurtz debate com Marcos Falopa os desafios dos treinadores em seleções do exterior
Saudade: Há cinco anos morria Romeu César, marcante repórter da Rádio Globo
Senna, como Bortoleto, também errou no Bico de Pato
Achados & Perdidos: Com golaço de Zenon, o Guarani massacrava o Inter no Brasileirão de 78
Achados & Perdidos: Há 12 anos, Milton Neves na inesquecível noite de lançamento de seu livro
Achados & Perdidos: Nos 80 anos de José Silvério, ouça cinco narrações inesquecíveis do 'Pai do Gol'
Olhos no retrovisor: Vettel, há oito anos anos, ganhava o GP do Brasil pela terceira vez
Oscar pode encerrar carreira após alterações cardíacas detectadas em exames no SP
Em vídeo, 'Antes & Depois' de uma das mais fantásticas formações do Santos Futebol Clube