Aposentado há quase um ano, Paulo César Tinga deu o primeiro passo para seguir no futebol sem as chuteiras. O ex-volante será professor em um curso online voltado para jovens que querem ser jogadores de futebol. A ferramenta foi lançada em Porto Alegre e também será divulgada em Belo Horizonte. Com objetivo de orientar uma fatia carente do mercado.
"Eu não vou ensinar o moleque a cabecear, a chutar. Não é algo técnico, do campo. Eu vou dar conselhos sobre como ele pode melhorar o trabalho dele, o desenvolvimento dele", relata.
De acordo com Tinga, a ideia é dar dicas e ensinamentos sobre alimentação, treinamento e postura diante do mercado da bola para jovens entre oito e 15 anos.
Baseado nas experiências do antigo volante, o curso conta com 19 vídeos que totalizam cinco horas. O conteúdo pode ser acessado pelo site bytinga.com.br e o valor de investimento é de R$ 397.
"Depois que eu parei de jogar vi que tinha muitos cursos para dirigente, para formar gestores. Tem muito curso para treinador, qualificando eles. Mas não tinha nada para a mão de obra, para o jogador. Para ajudar na formação do jovem jogador. E aí eu montei esse método", explica Tinga, 38 anos.
O lançamento do curso ocorre semanas depois do Internacional ter procurado Tinga. O clube gaúcho propôs ao ex-volante o cargo de gerente executivo e ouviu um não.
No dia 23 de setembro de 2018, Corinthians x Internacional se enfrentaram em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O ex-volante Tinga conversou com o apresentador Milton Neves sobre o jogo histórico de 2005, quando o Inter foi prejudicado por conta de uma penaldade não marcada por Márcio Resende de Freitas em cima de Tinga. Confira a íntegra da entrevista:
No dia 14 de agosto de 2022, Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga (ex-volante do Internacional, Borussia Dortmund e Cruzeiro), participou do programa Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes e falou mais um pouco sobre o projeto FOME DE APRENDER.
Parabéns! Lenda das 500 Milhas de Indianápolis, Rick Mears completa 73 anos
Norte-americano detém recorde de vitórias e poles no oval mais famoso do mundo. Foto: DivulgaçãoAndré Souza, presidente do Conselho Fiscal do Botafogo, na live de Marcos Falopa
A histórica conquista da Libertadores será tema do encontroDe olho na decisão da Libertadores, Galo enfrenta o Juventude pelo Brasileiro; os times
Olhos no retrovisor: Há 13 anos, em Interlagos, Barrichello disputava seu último GP na Fórmula 1
Tentando se distanciar do Z-4, Grêmio vai a Minas para duelo com o Cruzeiro; as equipes
Parabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
F1: Alpine luta pelo 6º lugar entre os Construtores, e Gasly lembra de boas classificações no Catar
Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
Parabéns, Aimé Jacquet! Treinador da França na conquista da Copa de 1998 completa 83 anos
F1: Com disputa pelo Mundial de Construtores indefinida, Catar recebe e penúltima etapa neste fim de semana
Achados & Perdidos: Ajax vencia o Grêmio há 29 anos e conquistava a Copa Intercontinental