Peixinho

Ex-ponta do Santos, Ferroviária e São Paulo
Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho, ponta-direita do São Paulo, Ferroviária, Santos, Comercial de Ribeirão Preto, Bangu, Deportivo Itália, da Venezuela, pelo qual disputou a Libertadores da América, Coritiba e First Portuguese, do Canadá, atualmente reside em Piracicaba, interior de São Paulo,
 
Peixinho nasceu no dia 2 de setembro de 1940, e é filho de Arnaldo Alves Garcia, o Peixe, que foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1940 pelo Ypiranga, com 21 gols. 
 
Sua mãe, a senhora Norma Poffo Garcia faleceu em 30 de janeiro de 2010, aos 92 anos, vítima de Alzheimer, deixando três filhos e seis netos. Casado com dona Ana Maria Oliveira Garcia, é pai de Viviane Garcia Contarini e Daniela Garcia Dorta e avô de cinco maravilhosos netos: Guilherme, Isabela, Rafaela, Débora e Luisa. Em 2016, seguia morando em Piracicaba.
 
Foi autor do primeiro gol do estádio do Morumbi, em 1960, marcado contra o Sporting de Lisboa, de Portugal. Disse Peixinho em carta enviada ao portal Terceiro Tempo: "Depois que fiz o gol da inauguração do Morumbi, com o corpo esticado paralelamente ao solo, todos os gols marcados da mesma forma passaram a ser considerados gols de peixinho".

Em 17 anos de carreira, jamais foi expulso de campo, seja em jogo amistoso ou oficial.

O ex-ponta é proprietário da Escola de Futebol Peixinho que fica na Rua das Azaléias, nº 350, Nova Piracicaba (SP). "Quando o Milton Neves inventar a bola "Milton Neves Futebol Clube Neves" vou pedir para ele me mandar umas cinco", brinca Peixinho.

Em sua passagem pelo São Paulo, de 1959 a 1961, Peixinho atuou em 61 jogos (23 vitórias, 14 empates, 24 derrotas) e marcou 19 gols (fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa).

Clique aqui e veja Peixe, o pai do jogador Peixinho, na seção "Que Fim Levou?"
 
Abaixo, ouça Peixinho dando detalhes do primeiro gol da história do Morumbi, marcado por ele no dia 2 de outubro de 1960. A entrevista aconteceu no dia 1º de outubro de 2017, no "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes:

No dia 16 de junho de 2019, Peixinho participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e falou sobre a passagem por Santiago, em 1965, ao lado do Rei Pelé. Confira a íntegra da entrevista:

No player abaixo, confira a entrevista que Peixinho concedeu a Edvaldo Tietz, colaborador do Terceiro Tempo, em outubro de 2019. Nela, o ex-ponta deu detalhes de sua carreira e do primeiro gol do Morumbi, marcado por ele: 

No dia 31 de julho de 2022, Edvaldo Tietz (jornalista), durante um evento, entrevistou Peixinho (ex-jogador) e Carlos Caboclo (ex-diretor de futebol ddo SPFC), para o Domingo Esportivo. 

ver mais notícias

Pelo São Paulo:

Atuou em 61 jogos, sendo 23 vitórias, 14 empates e 24 derrotas. Marcou 19 gols.
Fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES