por Marcos Júnior Micheletti
O piloto Nico Rosberg, cujo nome de batismo é Nico Erik Rosberg, nasceu na cidade alemã de Wiesbaden, oeste do país, em 27 de junho de 1985.
Filho do ex-piloto Keke Rosberg, campeão mundial de F1 em 1982, pela Williams, Nico estreou na F1 justamente pela Williams, em 2006.
Em 27 de novembro de 2016 conquistou seu primeiro título na F1, após terminar o GP de Abu Dhabi na segunda colocação, fechando o campeonato com 385 pontos, cinco a mais que seu companheiro de equipe na Mercedes, o inglês Lewis Hamilton.
Surpreendeu a todos em 2 de dezembro de 2016, cinco dias após a conquista do título, anunciando sua aposentadoria da F1.
ANTES DA F1
Antes de chegar à categoria máxima do automobilismo, Nico Rosberg passou pelo kart antes de guiar monopostos, os primeiros da Fórmula BMW, entre 2001 e 2002, ano em foi campeão
O passo seguinte foi a Fórmula 3 Euroseries, onde competiu em 2003 e 2004, vice-campeão neste último ano.
CAMPEÃO DA GP2, PILOTO DE TESTES DA F1 E ESTREIA NA ELITE DO AUTOMOBILISMO
Chegou à GP2 em 2005, conquistando o título da então principal categoria de acesso à F1. Neste ano, aliás, foi piloto de testes da Williams, equipe pela qual estreou em 2006, no GP do Bahrein. Na ocasião, apresentou um ótimo "cartão de visitas", terminando a prova na sétima colocação e fazendo a volta mais rápida da prova.
Permaneceu no time de Frank Williams até 2009, e nesse período subiu uma única vez ao pódio, no GP da Austrália de 2008, após largar na sétima colocação. A Williams era impusionada pelo motor Toyota. A vitória naquela corrida foi de Lewis Hamilton, então na McLaren-Mercedes.
Em 2010 foi contratado pela equipe Mercedes, que havia comprado a Brawn GP após esta ter vencido o mundial de pilotos com Jenson Button e o campeonato de construtores.
No primeiro ano pela nova equipe subiu ao pódio em três GPs (Malásia, China e Grã-Bretanha) e terminou o campeonato na sétima colocação, com 142 pontos, superando o heptacampeão Michael Schumacher, que ficou com 72 pontos.
Em 2011 voltou a superar Schumacher no campeonato, mas não conseguiu nenhum pódio. Marcou 89 pontos contra 76 do compatriota.
PRIMEIRA VITÓRIA NA F1
Em 2012, finalmente a primeira vitória na F1, no dia 15 de abril, no GP da China, em Xangai. Terminou a temporada em nono lugar, mais uma vez à frente de Michael Schumacher, o 13º (93 a 49 pontos).
Em 2013 passou a enfrentar a concorrência de Lewis Hamilton na Mercedes, que o superou naquele ano e também em 2014 e 2015, sendo vice-campeão nestes dois últimos anos.
Desde 2014 é casado com Vivian Sibold, sua namorada de muitos anos. Em 2015 nasceu a primeira filha do casal, Alaia Rosberg.
O RANKING DE NICO ROSBERG
Em abril de 2020, em entrevista à Sky Sports, Nico Rosberg relacionou aqueles que considerava como os cinco melhores pilotos da Fórmula 1 em todos os tempos, e ainda fez uma menção honrosa. Clique aqui e veja matéria especial publicada no Portal Terceiro Tempo sobre os escolhidos de Nico Rosberg
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE KEKE ROSBERG, PAI DE NICO ROSBERG, NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
Olhos no retrovisor: Felipe Massa se despedia da Fórmula 1 há sete anos
Brasileiro, então na Williams, durante o GP de Abu Dhabi. Foto: Williams RacingParabéns, Bobô, 62 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
O ídolo do Bahia e o cantor e compositor no Estádio de Pituaçu. Foto: DivulgaçãoParabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 57 anos!
Embalado, após quatro vitórias, Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera; as formações
Olhos no retrovisor: Rival de Senna na F3, veja Martin Brundle guiando a Brawn-GP campeã de 2009
Líder do Brasileiro, Botafogo vai a Minas para encarar o Galo em baixa; os times
Achados & Perdidos: Há 19 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
F1: GP de Las Vegas pode marcar o tetracampeonato de Verstappen; a programação
Achados & Perdidos: Há 60 anos, Santos 11 x 0 Botafogo-SP, com oito gols de Pelé!
Renato Portaluppi e Dorival Júnior, 'personas non gratas' no Grêmio e na Seleção. Por Lino Tavares
Com quatro vitórias seguidas, Inter viaja para pegar o Vasco; os times
Saudade: Há oito anos morria Solitinho, ex-goleiro do Corinthians