Mauricio Noriega

Jornalista esportivo

por Marcos Júnior Micheletti

Paulistano de um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, o Bom Retiro, onde nasceu em 2 de junho de 1954, Antero Greco foi um dos jornalistas esportivos mais respeitados e queridos do meio, tornando-se conhecido de todo o Brasil a partir do pograma "SportsCenter", da ESPN, formando uma dupla afinadíssima e muito bem humorada com o tambeém saudoso Paulo Soares (1962-2025), o "Amigão". Antero morreu no dia 16 de maio de 2024, aos 69 anos, após dois anos de luta contra um tumor cerebral. Deixou dois filhos: João e Cris.

PROBLEMA DE SAÚDE

Lutou entre 2022 e 2024 luta contra um tumor cerebral, tendo passado por duas cirurgias, além de tratamento radioterápico e quimioterápico. Teve uma piora no seu quadro de saúde em maio de 2024, mesmo mês em que acabou vindo a óbito.

TRAJETÓRIA

Formado em Jornalismo na ECA (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), Antero Greco também cursou Letras  na mesma USP, mas não chegou a concluir o curso. Ele ingressou no jornalismo aos 19 anos, em 1974, na função de revisor no "Estadão".

Ainda no "Estadão", Antero foi repórter, chefe de reportagem e editor de esportes, e também teve uma passagem pelo "Diário Popular" e na Band, onde foi comentarista de futebol, do Campeonato Italiano.

Em 1994, a convite do amigo José Trajano, então diretor da ESPN Brasil, participou de diversos programas da emissora, então chamada TVA Esportes para se estabelecer ao lado de Paulo Soares, como já citado, no "SportsCenter", programa esportivo dos finais de noite.

Palmeirense apaixonado, Antero prima pelo respeito a todos os clubes, por isso os espectadores sempre o colocam como um dos mais queridos e brilhantes profissionais da imprensa esportiva.  

LIVROS

Também enveredou pela literatura, tendo publicado dois livros: "Seleção Nunca Vista" e "A Goleada", este último em parceria com Roberto Salim, e ambos com fotos de Antonio Lucio.

ABAIXO, O RETORNO DE ANTERO GRECO À ESPN APÓS PASSAR POR DUAS CIRURGIAS. ELE EXPLICA COMO FOI A DESCOBERTA DO TUMOR E O TRATAMENTO AO QUAL FOI SUBMETIDO 

ABAIXO, TRECHO DA ENTREVISTA DE ANTERO GRECO A FAUSTO SILVA EM 1983


 
O jornalista Mauricio Galizia Noriega, ou simplesmente Mauricio Noriega, é filho de um dos mais importantes narradores esportivos brasileiros, Luiz Noriega, que morreu em 26 de dezembro de 2012.
 
Atualmente é comentarista na Record TV, apresentado pela emissora em 18 de novembro de 2024 f como um dos integrantes da emissora no departamento de esportes.
 
Vencedor de diversos prêmios Ford Aceesp como melhor comentarista, trabalhou durante 21 anos no Grupo Globo, especialmente no canal por assinatura SporTV, participando de diversos programas.
 
No dia 26 de abril de 2023, Noriega foi contratado pela Rádio Transamérica, de São Paulo. 
 
Em 8 de fevereiro de 2024 foi anunciado como novo integrante da equipe de esportes da CNN Brasil.
 
Mauricio Noriega é natural da cidade de Jaú, no interior de São Paulo, onde nasceu em 1º de julho de 1967, mas sua formação acadêmica aconteceu na capital paulista, formando-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e, depois, mestrado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, em parceria com a Universidade de Navarra.
 
Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, de São Paulo, em 1989, e fez mestrado em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, em parceria com a Universidade de Navarra, de Pamplona, Espanha.
 
Passou pelos jornais Folha da Tarde, A Gazeta Esportiva, Diário Popular, Lance!, e SportsJá!. Em rádio, trabalhou na Rádio Bandeirantes.
 
Fez também por anos comentários no "Bom Dia São Paulo", da Globo.
 
Teve também uma coluna no jornal "Diário de S.Paulo".
 
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LUIZ NORIEGA, PAI DE MAURICIO NORIEGA, NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
 
Abaixo, ouça a participação de Maurício Noriega no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 14 de março de 2021: 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES