Hélio Rubens

Ex-jogador e atualmente treinador de basquete
por ThiagoTufano Silva
 
Hélio Rubens Garcia, um dos nomes mais marcantes do basquetebol brasileiro, em 2010 trabalhou como treinador do Vivo/Franca-SP, time da cidade onde residia. Em maio de 2012, com seu contrato perto de acabar, o comandante anunciou sua saída da equipe do interior de São Paulo. Depois treinou a equipe do Uberlândia-MG, onde ficou até 2014.
 
Comentou as Olimpíadas de Londres pelos canais SporTV, e logo depois, ainda em agosto, foi anunciado como novo técnico do Uberlândia.
 
É possível que a ligação do francano Hélio Rubens com o basquete seja genética, já que seu pai, Francisco Garcia do Nascimento, o famoso Cachoeira, também foi um conhecido jogador da cidade de Franca-SP, a capital nacional do esporte.
 
Nascido no dia 2 de setembro de 1940, em Franca (SP), o ex-armador começou sua carreira no Clube dos Bagres, tradicional time de basquete da cidade de Franca. Foi pelos Bagres que Hélio Rubens conquistou seu primeiro título de expressão, a Taça Brasil, em 1971.
 
Entretanto, no mesmo ano desta conquista, as atividades do clube foram encerradas. Sendo assim, o ex-armador só retornou a jogar profissionalmente três anos mais tarde, quando o Franca Basquetebol Clube resolveu organizar um novo time. Pelo FBC, Hélio Rubens conquistou o Nacional de 1974, 1975 e 1980.
 
O ex-armador também fez história na Seleção Brasileira, conquistando o ouro Pan-americano em 1971, o segundo lugar no Mundial de 1970, e a terceira colocação nos Mundiais de 1967 e 1978.
 
Hélio Rubens encerrou a sua carreira de jogador quando ainda atuava pelo Franca Basquetebol Clube, em 1981, com 42 anos de idade.
 
Como técnico, o ex-armador comandou os times do Franca-SP, Vasco da Gama-RJ e Uberlândia-MG. Contando todas as suas conquistas nestes clubes, venceu nove Campeonatos Brasileiros de Basquetebol.
 
Também treinou a Seleção Brasileira, onde conquistou o Pan-americano de 1999.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES