por Marcos Júnior Micheletti
O paulistano Felipe Giaffone, nascido em 22 de janeiro de 1975, é um dos principais nomes do automobilismo brasileiro, tendo disputado nove temporadas da Fórmula Indy (na época denominada IRL), incluindo seis participações nas 500 Milhas de Indianápolis (2001 a 2006), obtendo como melhor resultado a terceira colocação na edição de 2002, pela equipe Mo Numm Recing, após ter largado na segunda fila, em quarto lugar.
Atualmente é piloto da Copa Truck, pela equipe Usual Racing/Iveco.
Giaffone conquistou o título da Copa Truck em 2017, e foi comentarista nas transmissões da Fórmula Indy na Band por mais de dez anos. Em 29 de dezembro de 2018 ele anunciou sua saída da emissora paulistana do Morumbi.
Em 15 de fevereiro de 2019, em matéria do site Grande Prêmio, foi anunciada a contratação de Felipe Giaffone pelo Grupo Globo, para comentar corridas de Fórmula 1 e Stock Car pelo SporTV.
Giaffone anunciou sua saída do Grupo Globo em 2 de março de 2021. No mesmo dia a Band oficializou sua contratação, para que ele integrasse a equipe de comentaristas da emissora que havia adquirido os direitos da Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3, além da Stock Car.
FÓRMULA TRUCK
Pela extinta Fórmula Truck, Felipe Giaffone conquistou quatro campeonatos: 2007, 2009, 2011 e 2016, sempre com equipamento da Volkswagen, pela RM Competições, equipe capitaneada por Renato Martins.
Depois que foi criada a Copa Truck, Giaffone conquistou o primeiro título da nova categoria, em 2017.
IRL
Pela IRL (Indy Racing League), categoria que existiu durante o período de cisão com a CART, Felipe Giaffone teve sua melhor temporada em 2002, ano em que além de ter subido ao pódio como terceiro colocado nas 500 Milhas de Indianápolis (a vitória foi de Helio Castroneves), venceu sua única prova na categoria, no oval de Kentucky, fechando o campeonato na quarta colocação.
Aliás, este campeonato, vencido pelo norte-americano Sam Hornish Jr., teve outros dois brasileiros figurando muito bem, ambos da Penske: Helio Castroneves e Gil de Ferran, que terminaram o certame em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
FAMÍLIA LIGADA AO AUTOMOBILISMO
Felipe é filho do ex-piloto Zeca Giaffone, campeão da Stock Car em 1986 e sobrinho de Affonso Giaffone Jr., que também competiu na Stock Car, categoria pela qual venceu oito corridas.
A família Giaffone está no ramo de construção de carros de corrida há muito tempo. Inicialmente, com karts, com a fábrica ZF, depois com a JL, empresa fundada em 1990 e que a partir de 2000 passou a ser a fabricante exclusiva dos carros da Stock Car.
EMPRESÁRIO
Felipe Giaffone é proprietário de um dos principais circuitos de kart do Brasil, o Kartódromo Internacional da Granja Viana, local situado na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, onde se realizam competições dos principais campeonatos nacionais de kart.
É casado com Alice Reuter Giaffone, com quem tem dois filhos.
ABAIXO, IMAGENS DE FELIPE GIAFFONE APÓS O PILOTO TER CONQUISTADO A VITÓRIA NO GP DE KENTUCKY DA IRL
Buttice, o goleiro que por mais vezes enfrentou Pelé sem jamais ter sofrido um gol do Rei
Em 1974 ele defendeu a meta do Corinthians. Foto: DivulgaçãoEm 'Uma Homenagem ao Rei Pelé' é possível até sentir 'presença' do Rei
O trabalho está à altura do homenageadoTreinador em área de risco: o tema da live de Marcos Falopa com Lorival Santos
F1: Alpine oficializa acordo para receber motores Mercedes a partir de 2026
Livre no mercado, Hernán Crespo perde a chance de disputar o Mundial de Clubes de 2025
Após decidirem a Copa do Brasil, Flamengo e Atlético se reencontram pelo Brasileiro; as equipes
Fórmula 1 terá evento coletivo para divulgar as pinturas dos carros da temporada de 2025
Olhos no retrovisor: Vettel, há sete anos anos, ganhava o GP do Brasil pela terceira vez
Saudade: Marcelo Rezende completaria 73 anos hoje
Achados & Perdidos: Relembre de Schiaffino, um dos carrascos do Brasil na Copa de 50, que morria há 22 anos
Ser reserva na Mercedes em 2025 pode não ser uma 'gelada'
Saudade: Há dois anos morria Fazendeiro, ex-atacante do Uberlândia