por Marcelo Rozenberg
O antigo estádio dos Eucaliptos, do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, foi a casa colorada até a inauguração do Beira Rio, em 6 de abril de 1969. Sua história começou a ser contada a partir de 15 de março de 1931 em um Gre-Nal, vencido pelo Inter por 3 a 0.
Tinha capacidade para 10 mil lugares. Javel marcou os três gols do encontro, apitado por Heitor Deste. O Inter jogou com Penha; Miro e Risada; Ribeiro, Magno e Moreno; Nenê, Javel, Ross, Honório e Ricardo. O Grêmio com Lara; Sardinha I e Sardinha II; Dario, Luiz Carvalho e Russo; Domingos, Artigas, Foguinho, Corô e Nenê. Em 1950, sediou duas partidas da Copa do Mundo do Brasil: Suiça e México e México e Iugoslávia.
Em março de 1969, dias antes da inauguração do Beira Rio, o estádio recebeu sua última partida. O Inter bateu o Rio Grande por 4 a 1. Tesourinha, um dos maiores ídolos do clube, entrou em campo mesmo com 48 anos nos minutos finais e, ao apito do árbitro, arrancou uma das redes para guardar de recordação.
Em 11 de março de 2012 foi iniciada a demolição do Estádio dos Eucaliptos. No local, foi erguido um condomínio residencial com sete torres.
Fenômeno digital: Milton Neves bate marcas impressionantes nas redes sociais
Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Não é mais só futebol. Por Odir Cunha
Arquibancadas do Mundial: um show à parte! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
Feliz aniversário, Edmilson! Relembre seu lindo gol na Copa de 2002