por Marcos Júnior Micheletti
O argentino Eduardo Coudet, nascido em Buenos Aires no dia 12 de setembro de 1974, atualmente está sem clube, após passagem pelo Internacional entre 19 de julho de 2023 até 10 de julho de 2024, dia em que foi demitido, após derrota para o Juventude por 2 a 1, jogo de ida da Copa do Brasil no Beira-Rio. Era a terceira fase do torneio. Em 2 de dezembro do mesmo ano acertou o seu retorno à La Liga, para treinar o Alavés, que vivia fase delicada no campeonato da Espanha (então 16º colocado).
Eduardo Germán Coudet é sobrinho de um treinador muito conhecido do público brasileiro, o também argentino Filpo Nuñez (1920-1999), que marcou época comandando o Palmeiras em quatro passagens, a última delas como técnico do time feminino alviverde. Também treinou o Corinthians, em 1976.
JOGADOR PROFISSIONAL
A trajetória de Eduardo Coudet como jogador profissional começou em 1993, pelo Platense (Argentina), mas foi pelo River Plate que ele obteve suas maiores conquistas, em duas passagens pelo clube, no caso, o Torneio Apertura (1999) e o Claurura (2000, 2002, 2003 e 2004).
Outra conquista importante foi em 1995, então pelo Rosario Central, quando foi o meia titular da equipe na conquista da Copa Conmebol.
Seu ocaso nos gramados foi na MLS, a Liga de Futebol dos Estados Unidos, atuando pelo Philadelphia Union entre 2010 e 2011 e o Fort Lauderdale Strikers, em 2011, este seu último clube profissional.
TREINADOR
Em 2015 iniciou sua trajetória como treinador, pelo Rosario Central. Depois, passou pelo futebol mexicano (Tijuana), retornou à Argentina para comandar o Racing e foi contratado pelo Internacional em 2019, permanecendo no clube do Beira-Rio até 0 de novembro de 2020, quando rescindiu seu contrato.
Depois, teve uma passagem pelo futebol espanhol, pelo Celta, entre 2020 e 2022, deixando o clube de Vigo para assumir o Atlético Mineiro em 2023. Pelo Galo, conquistou o Campeonato Mineiro de 2023.
Em 19 de julho de 2023 foi anunciado como novo treinador do Internacional, para o lugar do demitido Mano Menezes.
Saudade: Há cinco anos morria o treinador Marcelo Veiga
Em 2020, pelo São Bernardo, seu último trabalho. Foto: Gabriel Goto/FG Assessoria de ComunicaçãoAchados & Perdidos: Parque São Jorge, primeiro estádio corintiano, teve recorde de público em jogo com Pelé em campo
Achados & Perdidos: De virada, Cruzeiro derrotava o Santos e conquistava a Taça Brasil há 59 anos
Após grande passo para evitar o rebaixamento, Santos recebe reservas do Cruzeiro pela última rodada do Brasileiro
Olhos no retrovisor: Em 1982, no Canadá, momento pugilismo entre dois pilotos brasileiros
F1: Cauteloso, Norris assegura terceiro lugar em Abu Dhabi e conquista o título da temporada
F1: Sem as Sprint, Norris também venceria o campeonato, e com mais facilidade
Saudade: Há cinco anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio
Achados & Perdidos: Milton Neves narrando eletrizante final do Metropolitano de Futsal
Saudade: Há um ano morria Joel Mendes, ex-goleiro do Coritiba e do Santos
Achados & Perdidos: Miltão posando de goleiro em evento beneficente na cidade de Porto Ferreira