Nascido em São Paulo no dia 22 de janeiro de 1975, André Santos fez 135 partidas pelo Corinthians, entre os anos 1995 e 1999, marcou três gols e participou das campanhas vitoriosas do alvinegro nos Paulistas de 1995 (como titular), 1997 e 1999 e da Copa do Brasil (também como titular) de 1995. Além do Corinthians, André Santos jogou no Grêmio, em 97, e na Ponte Preta, primeiro por empréstimo e depois em definitivo. Após boa passagem pela Macaca, o zagueiro atuou no futebol da Turquia, antes de retornar ao Brasil para defender o Uberaba (MG). "Era o capitão do time do Uberaba, que contava ainda com o Palhinha (ex-São Paulo e Cruzeiro), Gilson Batata, Moacir (ex-volante do Atlético Mineiro e Corinthians) e Milagres (ex-goleiro do Flamengo)?, lembra André. Depois, ele defendeu o Goiânia. Hoje, o versátil André estuda propostas.
Após ajudar o time do Triângulo Mineiro a subir para para divisão de elite do estadual (depois de 12 anos na Segundona), André Santos recebeu algumas sondagens de equipes goianas e paulistas, mas acabou assinando contrato com o Ceará, em 2005. O polivalente jogador fez parte do elenco do Vovô que por pouco não conseguiu vaga na final da Copa do Brasil. André Santos acabou tendo poucas oportunidades para jogar no alvinegro cearense. "Cheguei a atuar improvisado como meia-esquerda, mas gostaria mesmo de me fixar como volante ou como zagueiro", comenta André Santos, que deixou o Ceará por causa de alguns problemas internos no clube. Hoje, o zagueiro e volante busca uma chance em outro grande clube brasileiro. "Sei que tenho condições físicas e técnicas para voltar a defender um time expressivo. O que está faltando é oportunidade. O mercado ficou muito fechado depois que retornei da Turquia", afirma André, que mora em Fortaleza (CE) com a esposa Ruth e a filha Anna, seu xodó.
JOGO MARCANTE
A final da Taça São Paulo de Juniores de 1995 é como um filme bom que ainda passa na cabeça de André Santos. O gol contra a Ponte Preta e o passe que originou o gol do atacante Toninho, na prorrogação, fizeram do zagueiro o destaque da grande decisão. "É difícil para um zagueiro ganhar um prêmio. Fiquei muito feliz por ter feito grandes jogos pelo Corinthians e ser eleito o melhor jogador daquela competição. É mesmo marcante", orgulha-se André.
CHANCE NA SELEÇÃO
André Santos chegou a ser convocado para a seleção pré-olímpica em 1995, mas o Corinthians acabou sendo obstáculo para que ele tivesse a oportunidade de vestir a camisa canarinho. "O Mário Sérgio (então treinador corintiano) me perguntou se eu preferia ser titular no Corinthians ou jogar na seleção pré-olímpica. Naquele momento, eu não pensei duas vezes: optei por seguir no Corinthians e abri mão da seleção", diz André Santos, que ainda guarda muito carinho pelo clube que o projetou. "Até hoje, mesmo longe de São Paulo, o carinho do torcedor corintiano segue da mesma forma", completa.
por Rogério Micheletti
F1: Em disputa acirrada e confusa, Russell fica com a pole do GP da Áustria
Britânico superou Leclerc sob bandeira amarela no Q3. Foto: Mercedes-AMG Petronas F1 TeamParabéns, Oscar Bernardi, 72 anos! Relembre o lance que quase classificou o Brasil na Copa de 82
Achados & Perdidos: Em 1971, o heroico empate do Corinthians contra o Santos de Pelé
Achados & Perdidos: O tri do Brasil na goleada contra a Itália, há 56 anos
Parabéns, Luis Pereira, 77 anos! Relembre uma entrevista do ex-zagueiro a Milton Neves
Saudade: Há três anos morria o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira
Achados & Perdidos: Raras imagens dos nossos craques do passado 'driblando' até touceiras em surrados campos de futebol
Evaristo de Macedo, 93 anos! Ouça uma memorável entrevista dele a Milton Neves
Achados & Perdidos: Milton Neves comemorava o tri do Santos na Libertadores há 15 anos
Saudade: Há 11 anos morria Carlinhos Violino, ex-jogador e treinador do Flamengo
Uma foto, uma história! Pelé, a Miss Brasil e Eder Jofre no lançamento do Aero-Willys