por Tufano Silva
Bicampeão mundial em 59 e 63 e considerado um dos melhores jogadores da história do basquete brasileiro, Amaury Antônio Pasos (com apenas um "S", mesmo) morreu no dia 12 de dezembro de 2024, aos 89 anos, em São Paulo.
Nascido na capital paulista em 11 de dezembro de 1935, Amaury mudou-se para a Argentina com apenas cinco anos. Por lá, teve seu primeiro contato com os esportes, quando se dividia entre praticar a natação e o basquete.
Chegou a atuar em times argentinos, mas iniciou sua carreira mesmo quando retornou ao Brasil, defendendo o Clube Atlhetico Paulistano. Começou a ganhar destaque no esporte ao se transferir para o Clube de Regatas Tiête.
O Ala-pivô passou depois pelo tradicional Esporte Clube Sírio, e em seguida foi contratado pelo Corinthians, onde, ao lado de Wlamir Marques, René, Ubiratan e Rosa Branca, formou uma das equipes mais vitoriosas do basquete nacional. E foi no clube do Parque São Jorge onde Amaury encerrou sua carreira profissional, no ano de 1972.
Amaury marcou época na seleção, fazendo parte do grupo que melhor representou e mais conquistou títulos para a equipe brasileira. Foram dois Mundiais, em 59 e 63; duas medalhas olímpicas de bronze, em 60 e 64; quatro Campeonatos Sul-Americanos; entre tantos outros resultados expressivos daquele ótimo time do Brasil.
Steve Nash e Jason Kidd entram para o Hall da Fama do Basquete em 2018
Grant Hill, Ray Allen, Maurice Cheeks, Katie Smith e Tina Thompson também são escolhidosSaudade: Há cinco anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio
Achados & Perdidos: Milton Neves narrando eletrizante final do Metropolitano de Futsal
Saudade: Há um ano morria Joel Mendes, ex-goleiro do Coritiba e do Santos
F1: Sem as Sprint, Norris também venceria o campeonato, e com mais facilidade
Achados & Perdidos: Miltão posando de goleiro em evento beneficente na cidade de Porto Ferreira
Os dois Abel que salvaram o Inter de cair para a série B. Por Lino Tavares
Uma foto, uma história! Eder Jofre e 'seu pai' na ficção cinematográfica!
Futsal, revelando craques, será o tema da live de Marcos Falopa com Lucas Lino
Achados & Perdidos: Marcão em hilária participação no Terceiro Tempo
Último GP de Fórmula 1 pela Band teve 2,8 pontos de audiência. Globo reassume as transmissões em 2026