Adhemar Ferreira da Silva

Bicampeão olímpico do salto triplo
por Raphael Cavaco
 
Nascido em 29 de setembro de 1927 no bairro operário da Casa Verde, Zona Norte da capital paulista, Adhemar Ferreira da Silva pode ser considerado o maior expoente da história do atletismo brasileiro. Oriundo de família humilde, o pai era ferroviário e a mãe cozinheira, ele teve de trabalhar cedo até conhecer o esporte por meio de um amigo. Após treinos a fio, alcançou o sucesso ao sagrar-se recordista e bicampeão olímpico do salto triplo.
Reconhecido mundialmente, Adhemar morreu no dia 12 de janeiro de 2001 de parada cardíaca. Seu recorde ficou eternizado e durará, pelo menos, até 2008: é o único brasileiro a ganhar o galardão de ouro em duas Olimpíadas consecutivas.
 
Foi casado e teve dois filhos: Adhemar Júnior e Adyel, que se tornou uma cantora conhecida nacionalmente.
 
Seu primeiro ouro veio na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia, em 1952. Na ocasião, Ademar bateu quatro recordes num só tarde. Saltou 16,05m, 16,09m, 16,12m e 16,22m.
 
Já a segunda medalha dourada foi conquistada nos jogos seguintes de Melbourne, na Austrália, em 1956. O saltador canarinho cravou 16,35m, novo recorde então. Também ganhou cinco títulos sul-americanos e três pan-americanos da modalidade. Como naquela época era atleta do São Paulo, até hoje duas estrelas estampadas na camisa de futebol do clube do Morumbi homenageiam o triplista.
 
Após encerrar a vitoriosa carreira, graças a uma tuberculose que lhe afastou das competições, o bicampeão mergulhou na vida acadêmica. Formou-se em educação física, direito e relações públicas. Diante do conhecimento adquirido, exerceu o posto de adido cultural na Embaixada Brasileira da Nigéria.

ABAIXO, A FINAL DO SALTO TRIPLO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE MELBOURNE, NA AUSTRÁLIA. ADHEMAR FERREIRA DA SILVA FOI O MEDALHA DE OURO, COM A MARCA DE 16m35

POST NO BLOG DO MILTON NEVES
 
Em 12 de janeiro de 2023, dia em que se completaram 22 anos da morte de Adhemar Ferreira da Silva, Milton Neves prestou uma homenagem em seu blog, com um post intitulado "Adhemar Ferreira da Silva foi o Pelé do São Paulo!". Clique aqui e leia. 
 
ABAIXO, ESPECIAL FEITO PELA ESPN BRASIL EM 1998 SOBRE ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, COM DIVERSAS IMAGENS DO SAUDOSO ATLETA

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES