Saudade: Vágner Bacharel, marcante zagueiro do Palmeiras, completaria 71 anos hoje
Saudade: Vágner Bacharel, marcante zagueiro do Palmeiras, completaria 71 anos hoje
Por Marcos Júnior Micheletti - 11/12/2025 12:00
Em 1989, pelo Vila Nova, seu penúltimo clube. Foto: Reprodução
Vágner Bacharel(1954-1990), um dos bons zagueiros dos anos 80, completaria 71 anos nesta quinta-feira (11).
Carioca que teve passagem marcante pelo Palmeiras (1983 a 1987), Vágner Bacharel morreu aos 35 anos, em 20 de abril de 1990, depois de chocar-se com Charuto, jogador do Sport Club Campo Mourão (PR), durante jogo do Campeonato Paranaense. Vágner defendia o Paraná Clube.
Ele foi hospitalizado e recebeu alta, mas dois dias depois sentiu fortes dores de cabeça. Uma tomografia constatou traumatismo craniano, que o levou a óbito.
ZAGUEIRO DE BOA TÉCNICA
Vágner de Araújo Antunes, o Vágner Bacharel, não se limitava apenas em ser um bom defensor. Ele aproveitava sua ótima capacidade de impulsão e boa técnica com a bola nos pés em busca do ataque, o que o levou a marcar muitos gols.
Depois de sua boa passagem pelo Alvivere (entre 1983 e 1987), Vágner jogou por Botafogo (RJ), Guarani (SP), Fluminense (RJ), Vila Nova (GO) e, finalmente, o Paraná Clube (PR).
O goleiro Martorelli carrega o beque Vágner Bacharel. Foto enviada pelo internauta Vagner
Vágner Bacharel com três pequenos palmeirenses, antes de uma partida do Verdão. Foto enviada por Ricardo Mola
Jogadores do Palmeiras com faixa de agradecimento à torcida. O primeiro, da esquerda para a direita é Vágner Bacharel. Foto: arquivo pessoal de Márcio Papa
Em pé (da esquerda para a direita): Márcio Alcântara, Nenê, Vagner Bacharel, Batista, Perivaldo e João Marcos. Agachados: Barbosa, Jorginho, Carlos Alberto Seixas, Carlos Alberto Borges e Carlos Henrique. Quem enviou essa foto foi Ricardo Valentini Mola, que aparece como mascote na foto. Ele é a terceira criança da esquerda para a direita.
Em pé (da esquerda para a direita): Rocha, Nenê, Vágner Bacharel, Carlão e João Marcos. Agachados: Batista, Luís Pereira, Jorginho, Carlos Alberto Borges, Enéas e Carlos Henrique. Quem enviou esta foto foi Ricardo Valentini, que aparece como mascote na foto. Ele é a terceira criança da direita para a esquerda.
Em pé (da esq. para a dir.): Ditinho, Ivan izzo, Vágner Bacharel, Paulinho, Márcio, Denys. Agachados: Jorginho, Edmar, Mirandinha, Gérson Caçapa, Mendonça.
Em pé: Leão, Amarildo, Lino, Vágner Bacharel, Jorginho e Diogo. Agachados: Edu Manga, Mendonça, Mirandinha, Edú e Denys.
Veja o time do Joinville nos anos 70. Em pé, da esquerda para a direita, temos: Raul Bosse, Vagner Bacharel, Ladinho, Joel, Clóvis e Lima. Agachados: Britinha, Mateus, Zé Carlos Paulista, Valdo e Ademir
Em pé: Martorelli, Vágner Bacharel, Ditinho, Amarildo, Márcio Alcântara e Denys. Agachados: Barbosa, Lino, Mirandinha, Mendonça e Jorginho
Vila Nova em 1989. Em pé o roupeiro Mirim, Nenê, Gilberto, o saudoso Vágner Bacharel, o também saudoso Rocha, Frei e Cleo; agachados estão Mery, Thales, Zé Roberto, Luvanor, Gláucio e Josimar
Time do Palmeiras que perdeu a final da Copa Kirin, em Tóquio, no dia 18 de maio de 1986, ao ser derrotado pelo Werder Bremen, da Alemanha, por 4 a 2. Em pé: Hélio Maffia, Martorelli, Ditinho, Amarildo, Barbosa, Vágner Bacharel e Denys. Agachados: Jorginho, Gerson Caçapa, Mirandinha, Mendonça e Lino.
Time do Volta Redonda de 1976, em pé da querda para a direita: Valdir Appel, Aluisio, Fernando, Wagner, Paulo Florencio e Jorge Luiz;Agachados: Zé Dias, Jailson, Paulo Roberto, Ademir, Paulo César e o massagista Chico. Foto: reprodução
Em pé: Leão, Diogo, Vágner Bacharel, Polozzi, Rocha e Hélio. Agachados: Barbosa, Paulinho, Reinaldo Xavier, Mendonça e Paulo Roberto. Foto do Palmeiras da década de 1980. Foto: reprodução
Em 1989, pelo Vila Nova (GO), penúltimo clube que defendeu. Foto: Reprodução