Peixe é hoje o nono colocado do Brasileirão, enquanto o Leão do Pici é o lanterna. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Peixe é hoje o nono colocado do Brasileirão, enquanto o Leão do Pici é o lanterna. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Encerrado o primeiro turno do Brasileirão (Coritiba e Cuiabá ainda se enfrentam nesta segunda, no Couto Pereira, na última partida da 19ª rodada da competição), as equipes que lutam contra o rebaixamento já fazem as contas para entender o que precisarão fazer no returno para fugir da degola. A situação mais delicada é a do Fortaleza, que ocupa a última posição na tabela. Já o Santos, apontado como possível candidato a brigar na parte de baixo da tabela, respira aliviado pelo menos por enquanto.

O Santos é nesse momento o nono colocado na tabela com 26 pontos e de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, tem apenas 6% de probabilidades de ser rebaixado; já o Departamento de Matemática da UFMG dá ao Peixe apenas 5,8% de chances de queda. Os números santistas são semelhantes ao do São Paulo, que aparece na 10ª posição com os mesmos 26 pontos e tem, segundo o Infobola, 5% de chances de rebaixado; para a UFMG, o Tricolor aparece com 5,1% de chances de queda.

Dono da pior campanha até aqui, com apenas 15 pontos, o Fortaleza tem 77% de chances de cair, segundo o Infobola; e 74,7%, segundo a UFMG. Logo a frente dos cearenses na tabela, o Juventude tem 74% de probabilidades de queda, segundo o Infobola; e 66,8%, de acordo com a UFMG.

O Atlético-GO, dono da 17ª posição, tem 71% de chances de cair de divisão, segundo o Infobola; e 67,9 para a UFMG. Em seguida vem o Coritiba, que ainda joga nesta segunda-feira (25), como 35% de chances de rebaixamento, segundo o Infobola); e 37,5, segundo a UFMG.

Cuiabá (25% para o Infobola, e 24,3% para a UFMG), Avaí (37% para o Infobola e 36,9% para a UFMG) e América-MG (25% para o Infobola e 30,2% para a UFMG) são as equipes fora do Z-4 que ainda estão muito ameaçadas.

Últimas do seu time