O circuito de Barcelona recebe a Fórmula 1 desde 1991, ano em que o inglês Nigel Mansell (Williams-Renault) foi o vencedor, resultado que evitou que Ayrton Senna (1960-1994), da McLaren, conquistasse seu tricampeonato com antecedência.
Antes de Barcelona, a Espanha teve outros quatro circuitos recebendo a Fórmula 1: Jerez, Jarama, Montjuic e Pedralbes.
Na prova de 1991, o francês Alain Prost (Ferrari) foi o segundo colocado e Ricardo Patrese (Williams-Renault) completou o pódio, em terceiro.
Ayrton Senna (McLaren-Honda), que acabou vencendo seu terceiro título mundial na Fórmula 1 naquele ano, terminou em quinto lugar.
O pole no GP da Espanha, disputado em 29 de setembro de 1991 foi o austríaco Gerhard Berger, companheiro de Senna na McLaren, que percorreu os 4.655 metros do traçado de Montmeló em 1min18s751. Mansel largou ao seu lado na primeira fila e Senna partiu da terceira colocação. Na prova, o iitaliano Riccardo Patrese fez a volta mais rápida, em 1min22s837.
Vale lembrar que 1991 foi o ano de estreia do heptacampeão Michael Schumacher na F1, e o GP da Espanha era o quarto de sua carreira. Com a Benetton-Ford, terminou em sexto lugar, após largar em quinto.
ESTRATÉGIA DA MCLAREN PARA SENNA VENCER O TÍTULO NA ESPANHA
Dois pilotos disputavam o título da temporada de 1991: Senna e Mansell.
A McLaren adotou uma estratégia singular para aquela prova, priorizando que Berger disparasse na frente e Senna tentasse segurar Mansell, para evitar que o inglês pudesse adiar o tricampeonato de Ayrton.
Porém, apesar da parte inicial da prova dar indícios de que isso fosse possível, Mansell conseguiu superar Senna após ficar lado a lado com o brasileiro na reta dos boxes. Senna ainda conseguiu voltar a ficar à frente do inglês, após uma parada para troca de pneus, mas acabou rodando e caiu para o sexto lugar. Mansell, então, conseguiu ganhar a liderança de Berger e venceu a prova. Berger, que poderia ajudar o intento de Senna, acabou abandonando com problemas elétricos em sua McLaren.
O título, terceiro e último de Ayrton Senna na F1, acabou sendo confirmado na etapa seguinte, em Suzuka, no Japão. Senna, virtual vencedor, abriu para Berger e a dupla da McLaren fez 1-2, com o austríaco em primeiro e o brasileiro em segundo.
Com o resultado, Senna chegou aos 91 pontos, enquanto Mansell, que rodou na nona volta, ficou com os mesmos 69 pontos e não conseguiria alcançá-lo restando apenas uma corrida, o GP da Austrália, prova que teve Senna como vencedor e Mansell o segundo colocado.
OUTROS BRASILEIROS NO GP DA ESPANHA DE 1991
Além de Ayrton Senna, outros dois pilotos brasileiros disputaram aquela corrida em Barcelona: Mauricio Gugelmin (Leyton-House-Ilmor) e Nelson Piquet (Benetton-Ford), sétimo e décimo primeiro colocados, respectivamente.
ESTREIA DE ZANARDI NA F1
O italiano Alessandro Zanardi fez sua estreia pela Fórmula 1 exatamente no GP da Espanha de 1991, pela Jordan-Hart. Ele largou em 20º (três posições atrás de seu companheiro de equipe, o compatriota Andrea de Cesaris) e terminou em um bom nono lugar. Na época, apenas os seis primeiros pontuavam. De Cesaris abandonou com um problema elétrico.
Zanardi disputou 41 GPs de F1 e sofreu um gravíssimo acidente pela CART (depois Indy) em 15 de setembro de 2001, no circuito alemão de Lausitzring, quando perdeu as duas pernas após seu carro ser atingido pelo do canadense Alex Tagliani.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Aos colorados, mais amor e menos confiança. Aos gremistas, menos desalento nesta fase ruim. Por Lina Tavares
09/05/2025Feliz aniversário, Collovati! Ex-zagueiro foi titular da Itália na Copa de 82
09/05/2025Olhos no retrovisor: Primeiro GP da Espanha em Barcelona teve vitória de Mansell e adiou tri de Senna
09/05/2025Achados & Perdidos: Milton Neves em palestra concorrida na cidade de Salvador
09/05/2025Parabéns! Um dos grandes laterais da história do Inter, Cláudio Duarte completa 74 anos
09/05/2025