Há 40 anos, Nelson Piquet vencia pela primeira vez na temporada de 1987, no GP da Alemanha, arrancando para conquistar seu terceiro título na Fórmula 1.
A bordo da Williams-Honda, Piquet tentava tirar diferença para o então líder Alain Prost (McLaren-TAG Porsche). O francês vinha em perdendo ritmo quando abandonou a cinco voltas para o final,com uma pane elétrica naquele 26 de julho de 1987. Se vencesse, Prost igualaria o recorde de vitórias vigente na F1, que era de Jackie Stewart, com 27. Prost conseguiu empatar com o escocês ainda naquele ano, no GP de Portugal, e ultrapassá-lo, com 28 triunfos, na abertura do Mundial de 1988, no GP do Brasil, em Jacarepaguá.
Piquet, que havia largado em quarto, conduziu sua FW11B com tranquilidade até receber a bandeira quadriculada com mais de um minuto e meio de vantagem para o segundo colocado, o sueco Stefan Johanson (McLaren-TAG Porsche). Ayrton Senna, com a Lotus-Renault, completou o pódio, em terceiro.
Com o resultado, Piquet subiu da terceira para a primeira posição na tabela, com 35 pontos. Senna, com 35, ultrapassou o então líder do campeonato, Mansell, que largou na pole mas abandonou a prova, que caiu para terceiro, com 30.
Foto: Reprodução
SEQUÊNCIA QUE GARANTIU O TRICAMPEONATO EM 1987
Na disputa interna com Nigel Mansell, Nelson Piquet levou a melhor naquela temporada. Depois de cinco pódios em segundo lugar (Brasil, Mônaco, Estados Unidos, França, e Grã-Bretanha), Piquet finalmente venceu na Alemanha, oitava etapa daquele ano.
Na sequência, o GP da Hungria, outra vitória. Ele ainda venceu mais uma corrida em 1987, em Monza, na Itália, e terminou a temporada com 73 pontos, 12 à frente de Mansell, o vice.
ABAIXO, NA ÍNTEGRA, O GP DA ALEMANHA DE 1987, EM HOCKENHEIM (ANTIGO TRAÇADO, COM 6.797 METROS). NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO E COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME
"CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NELSON PIQUET NA SEÇÃO QUE FIM LEVOU?"
CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO
Olhos no retrovisor: Há 13 anos, em Interlagos, Barrichello disputava seu último GP na Fórmula 1
27/11/2024Parabéns, Aimé Jacquet! Treinador da França na conquista da Copa de 1998 completa 83 anos
27/11/2024Saudade: Nilton Santos, ídolo eterno do Botafogo, nos deixava há 11 anos
27/11/2024F1: Alpine luta pelo 6º lugar entre os Construtores, e Gasly lembra de boas classificações no Catar
27/11/2024Sérgio Soares fala da vida, futebol e combate ao preconceito no Podcast 'Futebol é Minha Vida'
27/11/2024