Nenhuma outra mulher conseguiu repetir o feito da italiana na categoria. Foto: Divulgação

Nenhuma outra mulher conseguiu repetir o feito da italiana na categoria. Foto: Divulgação

Há exatos 50 anos, no dia 27 de abril de 1975, a italiana Lella Lombardi (1941-1992) entrou para a história na Fórmula 1 ao terminar em sexto lugar o GP da Espanha, disputado no circuito de Montjuich, feito até hoje não repetido por nenhuma outra mulher na categoria.

Então com 34 anos, a bordo do March-Cosworth #10, Lella marcaria um ponto pelo resultado (naquela época apenas os seis primeiros pontuavam), mas a prova foi interrompida por conta do acidente do alemão Rolf Stommelen. O carro do piloto (um Lola-Ford) atingiu espectadores após perder o aerofólio traseiro. Cinco pessoas morreram. O piloto sobreviveu e, coincidentemente morreu em um acidente provocado por um problema no aerofólio de seu carro quando disputava uma prova válida pelo Camel GT IMSA, em Riverside, na Califórnia, Estados Unidos.

Como a corrida espanhola terminou antes dos dois terços obrigatórios, a pontuação valeu metade, ou seja, o ponto de Lella Lombardi foi reduzido a 0,5.

DIA MARCANTE PARA OUTRO PILOTO...

O GP da Espanha de 1975 também marcou a carreira do alemão Jochen Mass (McLaren-Ford), então companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi. Foi a única vitória de Mass na F1. O pódio foi completado pelo belga Jacky Ickx (Lotus-Ford) e o argentino Carlos Reutemann (Brabham-Ford).

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LELLA LOMBARDI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Lella Lombardi, que morreu aos 50 anos em decorrência de câncer, disputou 12 GPs. Antes dela apenas uma mulher havia disputado provas na categoria, a também italiana Maria Teresa de Filippis (dois GPs).

Mais três mulheres participaram de treinos oficiais na Fórmula 1, mas nenhuma delas conseguiu se classificar: a britânica Divina Galica; a sul-africana Desiré Wilson e a italiana Giovanna Amati.

A britânica Susie Wolff foi piloto de testes da Williams e a espanhola Carmen Jordá também atuou nesta função, pela Lotus.

A colombiana Tatiana Calderón, com passagem pela Fórmula 2, atualmente é reserva da Alfa Romeo na F1.

Algumas mulheres chegaram a testar carros de F1 em sessões privadas, casos da norte-americana Sarah Fisher (com McLaren em 2002), da inglesa Katherine Legge (com Minardi em 2005), da espanhola Maria de Villota (Marussia, em 2012) e da suíça Simona de Silvestro (Sauber, em 2014).

Lella Lombardi em 27 de abril de 1975, no GP da Espanha, em Montjuich, dia em que terminou a prova em sexto lugar e conquistou meio ponto, com March-Ford. Foto: Divulgação

 

Com Brabham-Alfa Romeo, em 1976. Foto: Divulgação

Com Brabham-Alfa Romeo, em 1976. Foto: Divulgação


Antes de uma prova na temporada de 1976, quando pilotou um carro alugado da equipe Brabham, o modelo BT-44B

Antes de uma prova na temporada de 1976, quando pilotou um carro alugado da equipe Brabham, o modelo BT-44B


No Grande Prêmio da Áustria, em Zeltweg, em 15 de agsto de 1975. O carro é um Brabham, modelo BT-44B, da equipe RAM

No Grande Prêmio da Áustria, em Zeltweg, em 15 de agsto de 1975. O carro é um Brabham, modelo BT-44B, da equipe RAM


Lella, em 1975 treinou com o carro da equipe Williams-Cosworth

Lella, em 1975 treinou com o carro da equipe Williams-Cosworth




Em Kialamy, África do Sul, em 1º de março de 1975, com o March-Cosworth, modelo 851

Em Kialamy, África do Sul, em 1º de março de 1975, com o March-Cosworth, modelo 851


Em 1975, no circuito de Monza (Itália), Vittorio Brambilla e Lella Lombardi, então companheiros de equipe na March. Foto: Divulgação

Em 1975, no circuito de Monza (Itália), Vittorio Brambilla e Lella Lombardi, então companheiros de equipe na March. Foto: Divulgação


Dois momentos de Lella Lombardi

Dois momentos de Lella Lombardi


Lella morreu aos 50 anos de idade, vítima de câncer. Foto: Divulgação

Lella morreu aos 50 anos de idade, vítima de câncer. Foto: Divulgação

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI



    

 

 

      

 

Últimas do seu time