Uma discussão seguida de tapas e empurrões aconteceu no final de semana do GP de Fórmula 1 do Canadá de 1982, em Montreal, protagonizada pelos brasileiros Chico Serra e Raul Boesel.
A corrida, que aconteceu no dia 13 de junho daquele ano, ficou marcada pela morte do piloto italiano Ricardo Paletti (Osella), logo na largada.
Em termos esportivos, a prova canadense representou a primeira vitória da BMW (turbo) na Fórmula 1, com Nelson Piquet, pela Brabham.
E um momento durante a classificação, na véspera, assemelhou-se a uma luta de MMA, quando Chico Serra (então piloto da equipe Fittipaldi), foi tirar satisfações do compatriota e amigo Raul Boesel (March).
Serra alegou que Boesel o atrapalhou propositalmente durante a tomada de tempos, em um época em que 26 carros se classificavam (entre 29 inscritos).
Serra foi aos boxes da March e a briga começou, mas rapidamente apartada por mecânicos e jornalistas. No vídeo, é possível ouvir as vozes de uma mulher, possivelmente a esposa de Chico.
"Ele entrou na minha frente de propósito. Ele deixou o Keke (Rosberg) passar e entrou na minha frente", disse Serra em entrevista à reportagem da TV Globo.
"Isso não é verdade, se foi, foi por acaso, não é meu estilo fazer isso", defendeu-se Boesel, também para a emissora carioca.
Chico Serra acabou fora do grid e Raul Boesel largou em 21º, mas acabou abandonando com problemas no motor Ford de sua March.
Ambos fizeram muito sucesso (e as pazes) depois do episódio, superado e lembrado pelos dois como um momento de disputa intensa.
Serra foi tricampeão da Stock Car e Boesel teve bons momentos na Indy e foi campeão mundial de Protótipos pela equipe oficial da Jaguar em 1987, o equivalente hoje ao WEC (Campeonato Mundial de Endurance).
HOJE, BONS AMIGOS
Chico Serra, atualmente com 68 anos, trabalha no setor automotivo (com blindagem de veículos), enquanto Raul Boesel, que completou 68 anos na última quinta-feira (4), dedica-se a uma atividade que sempre gostou, a de DJ.
Eles se reencontraram inúmeras vezes nos últimos anos pelos autódromos brasileiros e brincam sobre a conturbada histórica que viveram em 1982, já superada.
ABAIXO, VÍDEO DO EPISÓDIO NO CANADÁ, EM 1982
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Achados & Perdidos: De virada, Cruzeiro derrotava o Santos e conquistava a Taça Brasil há 59 anos
07/12/2025Olhos no retrovisor: Em 1982, no Canadá, momento pugilismo entre dois pilotos brasileiros
07/12/2025Achados & Perdidos: Parque São Jorge, primeiro estádio corintiano, teve recorde de público em jogo com Pelé em campo
07/12/2025F1: Cauteloso, Norris assegura terceiro lugar em Abu Dhabi e conquista o título da temporada
07/12/2025Após grande passo para evitar o rebaixamento, Santos recebe reservas do Cruzeiro pela última rodada do Brasileiro
07/12/2025