Renato Gaúcho, técnico do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O lateral-esquerdo Felipe Jonathan não jogou ontem no clássico do Santos contra o Corinthians. Ficou no banco, se recuperando de contusão. Mas às vezes o verdadeiro motivo é estar quase acertado com outro clube (mas, como era um clássico, ainda assim ficou no banco, para o caso de grande necessidade). Ele é, acredito, um dos reforços.

O Grêmio precisa muito de alguém nessa posição, já que o inconstante Reinaldo é a única opção, ainda mais que a promessa Cuiabano está “sempre” contundido e até agora apresentou mais futebol na meia e ataque do que na sua própria posição. Falaram muito no Matheuzinho, do Flamengo, mas parece que ele já está negociado com o Corinthians.

No ataque, os dirigentes gremistas procuram alguém com velocidade. Não assisti a muitas partidas do Júnior Santos, do Botafogo, e não tenho muitos dados para avaliá-o. Deve ser o contratado. Um dos indícios é que Renato não confirmou nem negou quando perguntado.

Além disso, se não era uma necessidade, agora virou quase prioridade, com a contusão de Soteldo e o susto com Nathan Fernandes. Nos poucos jogos que assisti mostrou ser veloz e um bom reforço para o jogo aéreo. Ainda assim, em minha opinião, sem ele o Grêmio já tem bons jogadores para a função: os já citados Soteldo e Nathan Fernandes, o jovem Gustavo Nunes, um dos destaques na Copa São Paulo deste ano, o habilidoso Jonathan Robert, que luta contra uma série de terríveis contusões; e mesmo o jovem argentino Besozzi, que só agora começa a mostrar bom futebol e que corre contra o tempo para se firmar e o Grêmio adquiri-lo em definitivo dentro de quatro.

O Grêmio pode - e precisa - contratar um volante marcador. É o que falta na equipe, que foi uma das mais vazadas no Brasileirão 2023, apesar do vice-campeonato. Não pode ser lento e pesado como foram Lucas Silva e Thiago Santos. Pode ser Thiago Maia, do Flamengo, que também tem bom passe, como gosta o treinador gremista.

Digo esse nome com um mix de análise e torcida. O Flamengo ainda não desistiu de manter o jogador no plantel e, se sair, o Inter está na frente nas negociações. O Grêmio só dará um chapéu no tradicional rival se Thiago Maia quiser voltar a ser comandado por Renato e, também, participar da Libertadores deste ano. Há chances iguais de ser Morelli, do Goiás. Mas seria uma aposta. Não há convicção de que se trata de um grande jogador, talhado para competições importantes.

Embora não possua um volante marcador, o elenco tricolor já conta com bons e/ou ótimos jogadores para a posição: Pepê, Villasanti, Carballo e Ronald, além de Mila. Há ainda a opção do Gustavo Martins, que pode atuar como volante e também pode ser um terceiro zagueiro, em uma eventual mudança no esquema tático do Renato.

O Grêmio precisa ainda mais de um meia. Cristaldo, apesar de ter saído no intervalo, fez contra o Novo Hamburgo seu primeiro bom jogo em muito tempo. Mas foi contra uma equipe fraca e nos jogos importantes tem mostrado pouca intensidade. Não chega a se esconder do jogo, mas claramente não assume o comando da equipe. Um meia na sua função precisa de sentir o cara, o maestro do time.

Há no plantel o Nathan Pescador, que não mostrou a que veio. O Grêmio fez com o então reserva do Galo um contrato de longa duração, difícil de ser compreendido. O novo meia pode ser James Rodriguez, que rescindiu com o São Paulo. Nessa negociação há um grande risco. James é um jogador caro e não deu certo no tricolor paulista, que, aliás, conquistou importantes títulos com ele raramente atuando. Pesa contra James ter sido reserva em grande parte da sua carreira. Eu não o descartaria. Já mostrou ser um grande jogador e seria o batedor de faltas do time. Só vale o risco se Renato e Diretoria conversaram muito com ele e ficaram convictos de que deseja mesmo ser destaque no Brasil e se tornar ídolo de uma torcida, o que não foi em lugar algum, além da Colômbia.

Ainda sonho do Di Maria. Seria uma contratação para lotar o aeroporto, o estádio e aumentar ainda mais o quadro de associados. Teria uma repercussão de mídia quase igual à do Suárez.

Vem aí a mais aguardada das contratações. vem também um centroavante “indiscutivel”: o camaronense Aboubakar, Roger Guedes, do Al-Rayyan ou Tiquinho, do Botafogo (seria de Suárez para Soares. Não são do mesmo nível, mas ainda assim, cairia bem no time gaúcho).

Os nomes são esses e tudo depende de vários fatores, entre eles a família do jogador concordar com a mudança de país ou mesmo de estado e, principalmente, times como Flamengo, São Paulo e Botafogo aceitarem reforçar um adversário da Libertadores.

Assim, os quatro nomes a serem contratados estão entre esses: Felipe Jonathan, Matheusinho, Thiago Maia, Morelli, James Rodriguez, Di Maria, Júnior Santos, Aboubakar, Tiquinho e Roger Guedes. Para cravar e não ficar em cima do muro, digo que até o final da janela do Gauchão chegarão Matheuzinho, Júnior Santos e Aboubakar, além de mais um (ou mesmo dois), jogadores.

*Com - sonho de gremista?! - Matheuzinho ou Felipe Jonathan, Thiago Maia, Di Maria e Aboubakar, o Grêmio se torna seríssimo candidato ao tetracampeonato da Libertadores e ao Tri do Brasileirão…

Você também vai gostar

Últimas do seu time