Diego Souza x Cássio pela Libertadores e 2012. Foto: Reprodução

Diego Souza x Cássio pela Libertadores e 2012. Foto: Reprodução

Vasco e Corinthians estarão no gramado do Maracanã neste domingo (21) a partir das 18h para a decisão da Copa do Brasil.

Na partida de ida, na Neo Química Arena, em Itaquera, 0 a 0.

Mesmo em uma temporada irregular no Campeonato Brasileiro, com campanhas bem abaixo das expectativas de suas apaixonadas torcidas (o Corinthians foi o 13º com 47 pontos e o Vasco terminou em 14º, com 45), as equipes foram eficientes na Copa do Brasil, um certame com formato no chamado "mata-mata", chegando à decisão eliminando os considerados favoritos, no caso o Cruzeiro e o Fluminense, respectivamente.

TRÊS JOGOS LEMBRADOS POR CORINTHIANOS E VASCAÍNOS

VASCO 5 X 2 CORINTHIAS, NO SHOW DE ROBERTO DINAMITE

Em 4 de maio de 1980, o Vasco recebeu o Corinthians no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro, jogo que marcou o retorno de seu maior ídolo, o saudoso Roberto Dinamite (1954-2023), que havia tido uma curta passagem pelo Barcelona (Espanha), de apenas três meses, e esta volta não poderia ser mais impactante, pois o camisa 10 cruzmaltino marcou os cinco tentos de seu time na goleada por 5 a 2 diante do Alvinegro. 

ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE LÉO BATISTA (1932-2025), OS GOLS DE VASCO 5 X 2 CORINTHIANS, NO MARACANÃ, EM 4 DE MAIO DE 1980

CORINTHIANS DERROTA O VASCO NOS PÊNALTIS E CONQUISTA SEU PRIMEIRO MUNDIAL DE CLUBES, EM 2000

Organizado pela Fifa, que na ocasião chamou o certame de primeiro Mundial de Clubes, Vasco e Corinthians foram para a decisão em 14 de janeiro de 2000. 

Após empate sem gols nos 90 minutos regulamentares e também na prorrogação, o Corinthains venceu na disputa por pênaltis por 4 a 3. 

Dida, goleiro corintiano naquela disputa, defendeu cobrança de Gilberto. Marcelinho Carioca também desperdiçou sua batida, defendida por Hélton. Na última cobrança, Edmundo jogou para fora e o Corinthians saiu vencedor.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE, A DECISÃO POR PÊNALTIS DA DECISÃO DO MUNDIAL DE CLUBES DE 2000

CORINTHIANS 1 X 0 VASCO, PELAS QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES DE 2012. NOITE DE PAULINHO E CÁSSIO

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, fervilhava de emoção na noite de 23 de maio de 2012, ocasião em que o Corinthians recebeu o Vasco pelas quartas de final da Libertadores da América. Depois do 0 a 0 na primeira partida, em São Januário, as equipes chegaram em condição de igualdade para uma vaga na semifinal do certame.

E foi o Vasco que teve a grande chance de abrir o placar, aos 17 minutos do segundo tempo, com Diego Souza, que aproveitou uma falha de Alessandro, mas cara a cara com Cásssio, acabou não convertendo, graças a uma defesa espetacular do então goleiro corintiano, hoje no Cruzeiro.

Depois, aos 42 minutos, Paulinho marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Alex, pela esquerda.

Com a vitória, o Corinthians chegou à semifinal contra o Santos, superando o time da Vila para alcançar a decisão contra o Boca Juniors, e depois de um empate na Bombonera, venceu os argentinos no Pacaembu por 2 a 0, dois gols de Emerson Sheik.

A conquista inédita na Libertadores levou a equipe à decisão do Mundial de Clubes em Tóquio, e o Alvinegro conseguiu seu segundo título interclubes ao derrotar o Chelsea por 1 a 0, com de Paolo Guerrero.

Últimas do seu time