Jornalista, que treinou a Seleção Brasileira, nasceu há 117 anos. Foto: Reprodução/You Tube

Jornalista, que treinou a Seleção Brasileira, nasceu há 117 anos. Foto: Reprodução/You Tube

Jornalista, escritor e treinador de futebol, João Saldanha, nascido há exatamente 117 anos em Alegrete, no sudoeste do Rio Grande do Sul, foi o centro das atenções do icônico programa "Roda Viva", da TV Cultura, em 1987.

Militante político, combatente da sanguinária ditadura militar, enfrentou sem medo o General Emílio Garrastazu Médici, que tentava interferir até na escalação da Seleção Brasileira em 1969, durante as Eliminatórias, à época sob o comando de Saldanha.

"Cuide do seu ministério, que do time cuido eu", comentou Saldanha, que não aceitava a opinião do ditador, que sugeria a escalação de Dario (o Dadá Maravilha) no comando de ataque canarinho.

Em entrevistas após o restabelecimento do regime democrático no Brasil, Saldanha se referiu a Médici como "o maior assassino da história do Brasil".

João Alves Jobim Saldanha, que era militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), foi demitido da CBD (Confederação Brasileira de Futebol), hoje CBF, justamente por seu enfrentamento contra a cúpula da ditadura, que estava infiltrada na própria CBD.

Dino Sani, foi cotado para substituir Saldanha, mas o cargo acabou nas mãos de Zagallo, que comandou a equipe na conquista do tricampeonato, na Copa do Mundo do México, em 1970. Zagallo acabou convocando Dario para o Mundial.

Saldanha morreu em 12 de julho de 1990, após a Copa do Mundo da Itália, vítima de enfisema pulmonar. Ele estava em Roma, trabalhando pela extinta Rede Manchete de Televisão.

ABAIXO, O PROGRAMA "RODA VIVA" DA TV CULTURA COM JOÃO SALDANHA, EM 1987.

A MEDIAÇÃO FOI DE RODOLPHO GAMBERINI. PARTICIPARAM: CLODOALDO, VITAL BATTAGLIA, MARIO VITOR SANTOS, ROGÊ FERREIRA, ADILSON MONTEIRO ALVES, MARCELO REZENDE, LUIS GONZAGA BELLUZZO, MICHEL LAURENCE E PAULO CARUSO, QUE FEZ AS CHARGES.

Últimas do seu time