Tudo parecia se encaminhar para o inédito título da Portuguesa de Desportos na ensolarada tarde de 15 de dezembro de 1996, um domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, mas os torcedores lusos amargaram uma inesquecível frustração há exatos 28 anos.
O time do Canindé, comandado pelo treinador Candinho, fez uma ótima temporada, fruto de um elenco composto por jogadores de ótimo nível, casos do goleiro Clemer, que depois tornaria-se ídolo do Internacional, de sua segura zaga, Emerson e Cesar, de três incansáveis meio campistas (Capitão, Gallo e Zé Roberto) e do talentoso meia Rodrigo Fabri, entre outros.
Em uma época de Campeonato Brasileiro definido em sua fase final com o primeiro colocado enfrentando o oitavo, o segundo pegando o sétimo e assim por diante, Grêmio (com melhor campanha) e Portuguesa chegaram à decisão.
No jogo da ida, no Morumbi, disputado em 11 de dezembro, a Lusa derrotou o Grêmio por 2 a 0, gols de Gallo e Rodrigo Fabri.
O Grêmio precisaria ganhar por dois gols de diferença para sagrar-se campeão, em razão da citada melhor campanha. A Portuguesa, por sua vez, poderia até perder por um gol que levantaria o caneco nacional de 1996.
Logo aos 3 minutuos da etapa inicial, Paulo Nunes abriu o placar para o time gaúcho, arrematando da grande área lusinata, de pé direito, reduzindo pela metade a missão da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari.
A Lusa, bem postada em campo, resistiu o quanto pôde, e isso durou até os 39 minutos do segundo tempo, quando Aiílton, que havia entrado no lugar do volante Dinho, fez o gol da vitória por 2 a 0, resultado que deu o segundo título do Grêmio no Brasileiro, que havia vencido em 1981 (derrotando o São Paulo).
CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1996 - DECISÃO
Grêmio 2 x 0 Portuguesa
Data: 15 de dezembro de 1996
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Gols: Paulo Nunes (3 minutos do primeiro tempo) e Ailton (39 minutos do segundo tempo).
Grêmio: Danrlei; Arce, Rivarola (Luciano), Mauro Galvão e Roger; Dinho (Aílton), Goiano, Emerson (Zé Afonso) e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Portuguesa: Clemer; Valmir, Emerson, Cesar e Carlos Roberto; Capitão, Gallo, Caio e Ze Roberto (Flavio); Rodrigo Fabri (Tico) e Alex Alves. Técnico: Candinho.
ABAIXO, NO GLOBO ESPORTE DE 16 DE DEZEMBRO DE 1996, LÉO BATISTA ANUNCIA OS MELHORES MOMENTOS DE GRÊMIO 2 X 0 PORTUGUESA. A NARRAÇÃO É DE GALVÃO BUENO (REDE GLOBO)
Olhos no retrovisor: O GP que fez a italiana Lella Lombardi entrar para a história da Fórmula 1
15/12/2024Achados & Perdidos: Frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 1996
15/12/2024Saudade: Há quatro anos morria o jornalista Orlando Duarte
15/12/2024O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG
14/12/2024Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 41 anos
14/12/2024