Alex tinha como marca comemorar seus gols com golpes de capoeira

Alex tinha como marca comemorar seus gols com golpes de capoeira

Alex Alves, atacante que se destacou principalmente com as camisas do Cruzeiro e do Vitória, morria exatamente 10 anos atrás, aos 37 anos, vítima de uma rara doença chamada Hemoglobinúria Paroxística Noturna. 

Atacante veloz que tinha como marca comemorar seus gols com golpes de capoeira, Alexandro Alves do Nascimento, mais conhecido como Alex Alves, ganhou projeção nacional na bela campanha do Vitória no Campeonato Brasileiro de 1993, quando a equipe baiana perdeu a final para o fortíssimo Palmeiras da "Era Parmalat".

Nascido em Campo Formoso-BA em 30 de dezembro de 1974, Alexandro Alves do Nascimento iniciou sua carreira em 1992, jogando pelo Vitória. Após ótimas atuações no Campeonato Brasileiro de 1993, ano em que o clube baiano foi vice-campeão, o atacante foi contratado pelo Palmeiras, justamente o time que derrotou o Leão da Barra na decisão daquele nacional. 

No Palestra Itália, à época recheado de grandes jogadores contratados com a ajuda da parceira Parmalat, Alex Alves não teve grande sucesso, e logo foi emprestado ao Juventude e Portuguesa. Na Lusa, o atacante conseguiu reaparecer, fazendo 43 jogos, 12 gols e sendo novamente vice-campeão brasileiro, o que chamou a atenção do Cruzeiro, que contratou o atleta em 1998.

Em sua temporada de estreia pela Raposa, o avante conquistou o Campeonato Mineiro e pela terceira vez o vice do Brasileirão, quando a equipe celeste foi derrotada na final pelo forte Corinthians do fim dos anos 90. No ano seguinte, foi negociado com o futebol alemão, onde defendeu o Hertha Berlin.

A passagem de Alex Alves pela Alemanha não foi das mais felizes. Com diversas lesões e polêmicas extracampo, o jogador foi tachado como "garoto problema? pela imprensa local, além de ter sido considerado pelo jornal Bild, um dos principais do país, uma das 50 piores contratações do futebol alemão em todos os tempos.

Retornou ao Brasil em 2003, para acompanhar o tratamento de sua mãe, que havia sofrido um aneurisma cerebral. Rapidamente, acertou com o Atlético-MG, onde atuou por uma temporada, até assinar com o Vasco da Gama.

Da Colina, Alex Alves retornou ao Vitória, onde, desta vez, teve uma passagem apagada. Assim como no Boavista-RJ, Fortaleza, Kavala-GRE e União Rondonópolis-MT, clubes por onde o atacante passou até encerrar sua carreira.

Na charge, da esquerda para a direita: Alex Alves, Edmundo e Edílson. Imagem: Revista Placar

 

A edição de dezembro de 2012 da Revista Placar (1373), trouxe uma matéria especial sobre o ex-craque Alex Alves. Imagem: Placar

 

Bandeira do Vitória acompanhou o caixão de Alex Alves no enterro do ex-jogador no dia 15 de novembro de 2012, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador/BA. Foto: Raul Spinassé / Ag. A TARDE / UOL

 

Foto: Portal TT

 

Foto: Portal TT

 

Foto: Portal TT

 

Alex Alves e sua esposa. Foto: Portal TT

 

Foto: Reprodução/UOL

 

Foto: Reprodução/UOL

 

Foto: Reprodução/UOL

 

Na época em que defendia o Hertha Berlin. Foto: Reprodução/UOL

 

Alex Alves e sua esposa. Foto: Reprodução/UOL

 

Chegada ao Hertha Berlin. Foto: Reprodução/UOL

 

Alex Alves permaneceu na Alemanha de 1999 a 2003: Foto: Reprodução/UOL

 

Jogando pelo Hertha Berlin, Alex Alves disputa a bola com o zagueiro Puyol. Foto: Reprodução/UOL

 

Alex Alves foi contratado pela Raposa em 1998. Foto: Reprodução/UOL

 

O atacante foi vice-campeão brasileiro com a Portuguesa, em 1996. Foto: Reprodução/UOL

 

Alex Alves não conseguiu sucesso no Palmeiras, e logo foi emprestado ao Juventude e Portuguesa. Foto: Reprodução/UOL

 

Após boas atuações no Campeonato Brasileiro de 1993, pelo Vitória, Alex Alves foi contratado pelo Palmeiras. Foto: Reprodução/UOL

 

Alex Alves, após marcar gol pelo Cruzeiro

 

O Vitória no início dos anos 90 tinha um elenco de muitos talentos. Na imagem, o primeiro olhando para frente é Alex Alves e o terceiro é o ótimo goleiro Dida, ambos jogadores que fizeram muito sucesso, posteriormente, no Cruzeiro

 

Últimas do seu time