O português Renato Paiva atualmente está sem clube. Ele foi demitido do Botafogo de Futebol e Regatas em 29 de junho de 2025, um dia após a derrotap parao Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos. Ele havia assumido o comando da equipe carioca em 27 de fevereiro de 2025. Aliás, falando em Copa do Mundo de Clubes, comandou a equipe na brilhante vitória da equipe alvinegra sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos.
Renato Paiva atuou como jogador apenas em categorias amadoras, não se profissionalizando.
Natural do povoado de Pedrogão Pequeno, na região central de Portugal, ao norte de Lisboa, Renato Manuel Alves Paiva nasceu em 22 de março de 1970, e começou sua trajetória profissional como treinador em seu país, nas categorias de base do Benfica, em 2004, permanecendo nesta função por 15 anos, até 2019.
Na sequência, assumiu o comando do Benfica B, entre 2019 e 2020, e em seguida mudou-se para Quito, no Equador, onde comandou o Independiente del Valle, conquistando o título nacional em 2021. Permaneceu no clube equatoriano até 2022, quando foi contratado pelo León, do México.
Sua primeira experiência no futebol brasileiro aconteceu em 2023, quando comandou a equipe do Bahia, e neste único ano treinando a equipe soteropolitana, conquistou o título do Campeonato Baiano.
Muito pressionado, após alguns maus resultados, acabou pedindo demissão do Bahia em 6 de setembro de 2023, voltando a trabalhar a partir de 1º de dezembro do mesmo ano, pelo Toluca, em sua segunda experiência em solo mexicano.
Permaneceu no Toluca até 4 de dezembro de 2024, quando foi demitido, mas pouco mais de dois meses depois estava novamente empregado, agora contratado pelo Botafogo, anunciado pelo clube carioca em 27 de fevereiro de 2025, para ocupar o lugar do também português Artur Jorge.
Fluminense encara o Al-Hilal pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes; as equipes
Tricolor superou a Inter de Milão na fase anterior. Foto: Divulgação/Fluminense F.CO dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Saudade: Há nove anos morria Caçapava, bicampeão brasileiro pelo Internacional
Achados & Perdidos: Pelé, em histórica entrevista à equipe da TV Gazeta, antes de se despedir do Santos
F1: Russell lidera o TL1 na Áustria. Bortoleto se destaca e termina em 6º
Saudade: Há três anos morria José Rubens Marino, histórico dirigente do Santos Futebol Clube
F1: Norris supera marca de Russell no TL1 e lidera a sexta-feira na Áustria. Bortoleto é o 8º
Parabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Parabéns, Ita! Ex-goleiro do Vasco da Gama completa 87 anos
No duelo brasileiro da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras encara o Botafogo; as formações
Saudade: Há um ano morria Dudu, ex-volante e treinador do Palmeiras