por Maurício Herschander
Gil Rocha foi um jornalista paranaense, nascido na cidade de Siqueira Campos no dia 14 de agosto de 1959, considerado um dos maiores nomes da comunicação de seu estado. Faleceu no dia 30 de junho de 2023, aos 63 anos, após ser internado por problemas cardíacos.
Interssado por esportes desde a infância, logo aos 15 anos começou sua carreira no jornalismo ao ingressar na Rádio Paiquerê, de Londrina. Mais tarde, em 1981, Gil se formou jornalista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além do rádio, o jornalista também trabalhou na televisão. Sua trajetória nas telas começou quando foi conrtatado como repórter pela Rede Paranaense de Comunicação, a RPC, para a TV Coroados, afiliada da Rede Globo em Londrina. Em seguida, trabalhou como repórter e apresentador do programa Camisa 12, na TV Paranaense.
Ao longo de sua grande carreira, participou da cobertura de quatro Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, inclusive do Tetracampeonato Mundial conquistado pela Seleção Brasileira nos Estados Unidos, em 1994.
Trabalhando como repórter da Rede Globo, Gil também teve atuação em importantes coberturas esportivas para o estado do Paraná, como os títulos brasileiros do Coritiba, em 1985, e do Athletico-PR, em 2001.
A contribuição de Gil Rocha para a comunicação esportiva de seu estado não fica por aí. O jornalista foi um dos responsáveis pro trazer o tradicional programa Globo Esporte para o Paraná, em 2011.
Seu último trabalho antes de sua morte foi como diretor de jornalismo da Rádio CBN do Paraná.
VEJA PARITICPAÇÃO DE GIL ROCHA NO PROGRAMA TEMPO EXTRA, EM 2022:
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
Profissional trabalhou em emissoras de rádio e televisão do Paraná. Foto:InstagramO dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians