por Marcos Júnior Micheletti
Revelado nas categorias de base do Corinthians, o bom atacante Ewerton hoje é empresário no ramo da construção civil, sendo proprietário de uma construtora em Goiás, ao lado de seu pai.
Ewerthon Henrique de Souza, paulistano nascido em 10 de junho de 1981, profissionalizou-se pelo Corinthians em 1998, permanecendo no clube de Parque São Jorge até 2001, período em que conquistou seis títulos, começando pela Copa São Paulo de Futebol Júnior (1999), dois paulistas (1999 e 2001), dois brasileiros (1998 e 1999) e o Mundial de Clubes de 2000.
Passou por um período de empréstimo ao Ribo Branco de Americana (SP) em 1999 e foi negociado com a equipe alemã do Borussia Dortmund em 2001, permanecendo no clube até 2005. Lá, conquistou o título do Campeonato Alemão na temporada 2001/2002.
Permaneceu na Europa até 2008, com passagens por Zaragoza (Espanha) Stuttgart (Alemanha) e Espanyol (Espanha), para depois regressar ao Brasil em 2010, quando defendeu o Palmeiras naquela temporada.
Voltou a jogar fora do Brasil em seguida, primeiro pelo Terek Grozny (Rússia) e Al-Ahli (Catar).
Novamente retornou ao Brasil para jogar por mais duas equipes, o América MIneiro e o Atlético Sorocaba, este em 2012, quando encerrou sua carreira nos gramados.
Defendeu a Seleção Brasileira, tanto o time olímpico (em quatro jogos, sendo duas vitórias e duas derrotas), quanto o principal, e nesta última atuou em três jogos: no empate em 1 a 1 com o Peru, na vitória por 2 a 0 contra o Peru e na vitórias por 3 a 1 diante do Paraguai, todos confrontos disputados em 2001. No primeiro jogo foi convocado por Emerson Leão e nos dois outros por Luiz Felipe Scolari. Não marcou nenhum gol com a camisa canarinho.
Achados & Perdidos: Detalhes da proposta bilionária que o Santos recebeu do Flamengo por Pelé
O Rei chegou a disputar um amistoso pelo Rubro-Negro. Foto: DivulgaçãoO dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Milton Neves entrevistando Garrincha, que faria 92 anos
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Achados & Perdidos: Há 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Saudade: Há três anos morria Alberi, ex-atacante do ABC e América-RN