Jean Lucas em ação pelo Flamengo; jogador tem multa de 30 milhões de euros e ainda é aposta. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo/Via UOL

Jean Lucas em ação pelo Flamengo; jogador tem multa de 30 milhões de euros e ainda é aposta. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo/Via UOL

Próximo de acertar o empréstimo até o fim do ano com o Santos, o volante Jean Lucas ainda é esperança do Flamengo em um futuro próximo. Aos 20 anos, ele tem contrato com o clube até 31 de dezembro de 2021 e multa rescisória no valor de 30 milhões de euros (cerca de R$ 126 milhões na cotação atual). A liberação ao Alvinegro, inclusive, faz parte dos planos que os cariocas possuem para o jogador.

Desde que se destacou na base, Jean Lucas ganhou atenção especial dos dirigentes no Flamengo. Aos poucos, foi integrado ao elenco principal e renovou o vínculo - com reajuste salarial, aumento da multa e bônus. Na atual temporada, inclusive, fez o primeiro gol como profissional na vitória por 1 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt, pela Florida Cup.

A questão é que o grupo atual do Rubro-negro tem outros cinco volantes, e Jean Lucas sempre foi a prioridade do Santos no que envolveu a compra do atacante Bruno Henrique. Não houve acordo no início, já que o Flamengo esperava propostas de fora, mas a negociação foi retomada.

O técnico Abel Braga se encantou por Ronaldo e Jean Lucas, mas aparentemente vê possibilidades maiores para o primeiro na temporada. O comandante, no entanto, não gostaria de perder Jean Lucas, mas entende que faz parte do negócio e do projeto do clube para o jogador.

No Santos, em tese, o volante terá mais chances para jogar e pode sonhar com a titularidade. Desta forma, além de se manter em evidência, voltará ao Rubro-negro com a rodagem necessária para tentar ser uma peça importante em 2020. Caso algum clube se interesse no meio do caminho, o Flamengo espera negociá-lo por pelo menos 20 milhões de euros (cerca de R$ 84 milhões).

Jean Lucas ganhou espaço no elenco principal do Flamengo com o ex-técnico Maurício Barbieri. Ele foi escolhido para substituir Lucas Paquetá em um jogo fundamental no ano passado, quando falhou e acabou pouco utilizado depois. A má atuação na derrota em casa para o Cruzeiro por 2 a 0, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, foi determinante.

Depois disso, o volante não repetiu as atuações anteriores, jogou apenas mais duas vezes em 2018 e teve outras quatro apresentações na atual temporada. Ele já vestiu a camisa rubro-negra em 28 partidas desde que subiu aos profissionais.

Agora, tudo indica que o meio-campista terá a chance de se reinventar na Vila Belmiro. O resultado será visto em 2020. Ou Jean Lucas ajudará o Flamengo financeiramente, por meio de uma transferência, ou poderá tentar ser determinante dentro das quatro linhas, o que ainda não aconteceu.

Últimas do seu time