Antes do GP de Mônaco de 1984, quando Ayrton Senna, terminou a prova em segundo lugar sob intensa chuva, a bordo da Toleman-Hart #19, a habilidade do brasileiro, então com 24 anos, ficou bem evidente em uma disputa promovida pela Mercedes-Benz no circuito alemão de Nurburgring, há exatos 38 anos.
A montadora alemã reuniu 20 pilotos em 12 de maio de 1984, muitos deles campeões mundiais de Fórmula 1, para uma prova em que cada um dispunha do modelo 190E 2.3 de 16 válvulas e 4 cilindros, preparado pela inglesa Cosworth. Senna não participaria da prova. Ele acabou entrando no lugar de Emerson Fittipaldi, que não pôde comparecer.
Assim, como aconteceria menos de um mês depois nas ruas de Monte Carlo, o asfalto molhado foi o ingrediente que apimentou a disputa, incluindo um começo conturbado entre Senna e Prost, que viria a ser seu maior rival na F1. O francês caiu para o fundo do pelotão e terminou a prova em 15º.
Com uma tocada agressiva, Senna venceu a corrida com pouco mais de um segundo de vantagem para o austríaco Niki Lauda, que acabou sagrando-se campeão naquela temporada da F1, pela McLaren-Porsche, chegando ao seu terceiro título na categoria. O pódio da corrida disputada com os Mercedes foi completado pelo argentino Carlos Reutemann, que já estava aposentado desde 1982.
Veteranos como Dennis Hulme, John Surtees, Phil Hill e Stirling Moss também marcaram presença na corrida festiva ao lado de pilotos que estavam na ativa, como Keke Rosberg, Jacques Laffite e Elio de Angelis, e outros que haviam deixado a F1 mais recentemente, casos de James Hunt, John Watson e Jody Scheckter, este, aliás, que fez melhor volta da prova, em 2min12s50.
ABAIXO, VÍDEO COM TREINOS, REPORTAGENS E A CORRIDA COMPLETA EM 1984
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA
Saudade: Há dois anos morria Gil de Ferran, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
29/12/2025Olhos no Retrovisor: Michael Schumacher sofria grave acidente em estação de esqui há 12 anos
29/12/2025Três anos sem o Rei do Futebol. Os muitos encontros entre Pelé e Milton Neves
29/12/2025Saudade: Há três anos o mundo perdia Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos
29/12/2025Achados & Perdidos: O Corinthians venceu o Cruzeiro em seu último jogo pelo Brasileiro de 71 com um golaço
28/12/2025