O último domingo (29) marcou a quebra do jejum de um piloto brasileiro pontuando na Fórmula 1, quando o osasquense Gabriel Bortoleto, de 20 anos, conseguiu quatro pontos com o oitavo lugar obtido no GP da Áustria, no Red Bull Ring, a bordo de sua Sauber.
Desde o GP de Abu Dhabi de 2017 que um piloto brasileiro não conseguia chegar no top-10 ao término de uma prova da categoria. Felipe Massa foi o décimo colocado naquela prova que marcou sua despedida da F1.
Porém, se hoje conquistar um ponto é uma tarefa quase hercúlea para um brasileiro na Fórmula 1, entre os anos 70 e 2000 a situação era bem diferente.
Assim, aproveitamos a ocasião desta retomada brasileira na categoria máxima do automobilismo para relembrarmos das 11 dobradinhas conseguidas por pilotos do Brasil.
A PRIMEIRA DOBRADINHA, EM 1975, PROVA QUE MARCOU A ÚNICA VITÓRIA DE PACE NA F1
Em 26 de janeiro de 1975, na terceira edição do GP Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, José Carlos Pace (1944-1977) e Emerson Fittipaldi fizeram a primeira das 11 dobradinhas brasileiras na categoria. A pista, que desde 1990 tem um traçado bem menor, após a ampla reforma, será sede do GP de São Paulo de Fórmula 1 em 5 de novembro deste ano.
A corrida paulistana de 1975 também marcou a única vitória de Pace na categoria, a bordo de sua Brabham-Ford de numeral 8, após ter largado da sexta colocação.
O Moco, como era carinhosamente conhecido o saudoso José Carlos Pace, caminhava para um bom segundo lugar, atrás do francês Jean-Pierre Jarier, que estava em uma jornada próxima da perfeição com a Shadow-Ford.
Jarier havia conquistado a pole e fez a melhor volta da prova, mas acabou abandonando a oito voltas do final, com uma pane na bomba de combustível.
Assim, logo na segunda prova da temporada (a primeira foi na Argentina, com vitória de Emerson), Pace cumpriu as oito voltas finais administrando bem a vantagem sobre o compatriota da McLaren, e recebeu a bandeira quadriculada com quase seis segundos de vantagem. O alemão Jochen Mass, companheiro de equipe de Emerson na McLaren, completou o pódio, em terceiro.
Curiosamente, foi a única dobradinha brasileira em Interlagos, mas não a única no Brasil. Aliás, naquele mesmo ano de 1975, no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, nova dobradinha, desta vez com Emerson em primeiro e Pace em segundo.
Depois das duas dobadinhas em 1975, foram necessários 11 anos para que acontecesse a terceira. Em 1986, em Jacarepaguá, Nelson Piquet e Ayrton Senna (1960-1994), por Williams-Honda e Lotus-Renault, respectivamente, chegaram nas duas primeiras colocações.
A última dobradinha de pilotos brasileiros aconteceu em 1990, no GP do Japão, disputado em Suzuka, ocasião em que Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno, ambos com Benetton-Ford, chegaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Abaixo do vídeo, a relação completa das dobradinhas brasileiras na Fórmula 1.
ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DO GP DO BRASIL DE F1 DE 1975, DISPUTADO EM INTERLAGOS
ABAIXO, A RELAÇÃO DE TODAS AS DOBRADINHAS BRASILEIRAS NA FÓRMULA 1:
1. GP do Brasil de 1975 (Interlagos)- José Carlos Pace (Brabham-Ford) e Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford)
2. GP da Inglaterra de 1975 (Silverstone) - Emerson Fittipaldi (McLaren-Ford) e José Carlos Pace (Brabham-Ford)
3. GP do Brasil de 1986 Jacarepaguá) - Nelson Piquet (Williams-Honda ) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
4. GP da Alemanha de 1986 (Hockenheim) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
5. GP da Hungria de 1986 (Hungaroring) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Renault)
6. GP de Mônaco de 1987 (Monte Carlo) - Ayrton Senna (Lotus-Honda) e Nelson Piquet (Williams-Honda)
7. GP dos Estados Unidos de 1987 (Detroit)- Ayrton Senna (Lotus-Honda e Nelson Piquet (Williams-Honda)
8. GP da Hungria de 1987 (Hungaroring) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Honda)
9. GP da Itália de 1987 (Monza) - Nelson Piquet (Williams-Honda) e Ayrton Senna (Lotus-Honda)
10. GP do Canadá de 1990 (Montreal) - Ayrton Senna (McLaren-Honda) e Nelson Piquet (Benetton-Ford)
11. GP do Japão de 1990 (Suzuka) - Nelson Piquet (Benetton-Ford) e Roberto Pupo Moreno (Benetton-Ford)
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