Tricolor é o único brasileiro que já está classificado para as oitavas de final. Foto: Rubens Chiri/saopaulofcnet

Tricolor é o único brasileiro que já está classificado para as oitavas de final. Foto: Rubens Chiri/saopaulofcnet

A Copa Sul-Americana fechou a quinta rodada da fase de grupos e afunilou a disputa pelas vagas nas oitavas de final. Diferente da Libertadores, o torneio classifica apenas o primeiro colocado de cada chave e a maior parte das equipes brasileiras chegam vivas na última rodada.

Dos sete times brasileiros que disputam o torneio, seis ainda brigam pela classificação. A exceção é o Cuiabá, que, com seis pontos domados, ocupa o terceiro lugar no grupo B e não pode mais alcançar o Racing, que lidera a chave com 12 pontos.

No Grupo C, o Santos lidera com 10 pontos e precisa de uma vitória simples sobre o Banfield, na Vila Belmiro, para garantir sua classificação. Caso o Unión La Calera não vença seu último jogo, o Peixe estará automaticamente classificado.

A melhor situação é a do São Paulo, que com a vitória sobre o Jorge Wilstermann, na noite da última quinta-feira (19), chegou aos 13 pontos, abriu cinco de vantagem sobre o Everton, selou sua vaga para o mata-mata, e apenas cumprirá tabela na última rodada.

Quem também é líder é o Internacional, que soma nove pontos no grupo E e precisa de uma vitoriana última rodada diante do 9 de Outubro para avançar. Situação parecida com a do Atlético-GO, que ocupa o primeiro lugar do Grupo F, somando 12 pontos e enfrenta a LDU na rodada final; e também com a do Ceará, que lidera o Grupo G, com 15 pontos, e precisa de apena um empate contra o Independiente no último jogo para avançar.

O cenário mais complicado é o do Fluminense, que empatou com o Unión Santa Fé na quinta rodada, ficou no terceiro lugar do Grupo H, somando oito pontos, e precisa torcer por um empate entre Santa Fé e Junior Barranquilla na última rodada, além de ter que vencer o Oriente Petrolero na Bolívia por seis gols de diferença para conseguir a vaga.

Com duelos decisivos para definir os classificados para as oitavas e final, a última rodada da fase de grupos da Sul-Americana acontece na próxima semana, entre os dias 24 e 26 de maio.

Últimas do seu time