Atacante de 16 anos do Verdão é visto como grande promessa o futebol brasileiro. Foto: Fábio Menotti

Atacante de 16 anos do Verdão é visto como grande promessa o futebol brasileiro. Foto: Fábio Menotti

Um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira listou os 18 jovens jogadores brasileiros com potencial para receber o prêmio de melhor jogador do mundo até 2030.

O trabalho listou quase 10 mil jogadores, que foram analisados em mais de duas mil partidas acompanhadas por observadores da CBF entre janeiro de 2021 e julho de 2022. Os cinco principais jogadores nascidos a cada ano foram classificados como "top" e depositam a confiança da CBF para levantar a Bola de Ouro no futuro.

"A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza", explicou o coordenador das seleções de base da CBF, o tetracampeão mundial Branco à Folha de S. Paulo.

"Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro. Temos tudo monitorado, mas a pandemia prejudicou muito por não podermos viajar. Temos uma ferramenta online para isso, mas in loco é sempre melhor. Você vê como é o atleta, conversa com as pessoas do clube dele, com familiares...", explicou Branco.

A lisa da CBF exclue nomes já consolidados no futebol mundial, por isso Vinicius JR, atacante titular do Real Madrid não aparece entre os 18 selecionados.

CONFIRA OS NOMES SELECIONADOS PELA CBF:

Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP)

Martinelli (atacante, Arsenal-ING)

Yuri Alberto (atacante, Corinthians)

Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA)

Reinier (meia, Real Madrid)

Lázaro (meia, Flamengo)

Marcos Leonardo (atacante, Santos)

Matheus Martins (atacante, Fluminense)

Patryck (lateral esquerdo, São Paulo)

Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid)

Andrey (meia, Vasco)

Angelo (atacante, Santos)

Vitor Roque (atacante, Athletico)

Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio)

Matheus Gonçalves (meia, Flamengo)

Endrick (atacante, Palmeiras)

Pedrinho (meia, Corinthians)

Luis Guilherme (meia, Palmeiras).

Últimas do seu time