Foi com uma boa vitória diante do Cruzeiro que o Corinthians encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de 1971, na partida disputada no Pacaembu em 8 de dezembro daquele ano.
Mesmo vencedndo por 2 a 0, o Alvinegro não conseguiu avançar ao triangular decisivo da competição, quando finalmente o certame reunindo equipes de todo o Brasil ganhou o nome oficial de Campeonato Brasileiro.
Falando em triangular, o Atlético Mineiro se deu melhor nesta fase decisiva e sagrou-se campeão, com o São Paulo sendo vice e o Botafogo (RJ) terminando em terceiro. O Corinthians, por conta da pontuação geral, finalizou a competição em quarto lugar.
GOLAÇO DE SUINGUE
O Alvinegro de Parque São Jorge abriu o placar com um golaço do saudoso Suingue (1946-2013), um verdadeiro "chute de cabeça", da marca de pênalti. O ponta-esquerda Aladim cobrou escanteio à meia altura e Suingue se abaixou um pouco para golpear de cabeça, com muita força, no ângulo esquerdo do goleiro Hélio.
O Corinthians, comandado pelo treinador Francisco Sarno, desceu para o vestiário Com a vantagem mínima e voltou bem postado para superar o Cruzeiro, time que contava com inúmeras estrelas, como Tostão, Palhinha e Piazza. A equipe mineira era treinada por Orlando Fantoni.
E, assim, aos 28 minutos da etapa final, o centroavante Mirandinha recebeu de Suingue, autor do tento inicial, e arrematou com força, de pé direito. A posição de Mirandinha parecia irregular, mas o árbitro Agomar Martins validou o gol.
Se a Raposa contou com seus principais jogadores naquela partida, o Alvinegro não teve a presença de seu craque maior, Rivellino, que estava contundido. O saudoso Nélson Lopes (1952-1987) jogou em seu lugar.
O Corinthians conquistaria seu primeiro Brasileirão somente em 1990, ocasião em que derrotou o São Paulo no jogo decisivo, gol de Tupãzinho.
VEJA ABAIXO OS GOLS DA VITÓRIA DO CORINTHIANS SOBRE O CRUZEIRO POR 2 A 0 PELO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1971, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA (TV CULTURA-SP)
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo, SP
Data: 08 de dezembro de 1971 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Agomar Martins
Gols: Suingue (27 minutos do 1º tempo) e Mirandinha (18 minutos do 2º tempo)
Renda: Cr$ 29.260,00 (Cruzeiros)
ESCALAÇÕES
CORINTHIANS: Ado; Miranda, Baldochi, Luís Carlos, Pedrinho, Tião e Nélson Lopes, Mirandinha, Suingue, Caíto (Lindóia) e Aladim (Marco Antônio).Técnico: Francisco Sarno.
CRUZEIRO: Hélio; Pedro Paulo, Fontana, Neiriberto, Vanderlei, Piazza, Zé Carlos, Palhinha (Toninho Almeida), Tostão, João Ribeiro e Lima. Técnico: Orlando Fantoni.
Coleção de carros de Bernie Ecclestone, que está à venda, reúne diversos modelos da Brabham
30/12/2024Achados & Perdidos: Pelé tinha apenas 21 anos quando fez seu gol 500
30/12/2024Saudade: Gordon Banks, lendário goleiro inglês, completaria 87 anos
30/12/2024Dois anos sem o Rei. Os muitos encontros entre Pelé e Milton Neves
29/12/2024Olhos no Retrovisor: Michael Schumacher sofria grave acidente em estação de esqui há 11 anos
29/12/2024